Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Respeito à natureza é prioridade durante construção do Gasoduto Centro-Oeste

Compartilhe:

Centro-Oeste

Respeito. Esta é a palavra-chave da Gasmig quando se trata de cuidar da fauna e onde está construindo seus gasodutos.

Prova disso é a postura da Companhia com relação aos animais encontrados ao longo dos caminhos onde ficará o gasoduto Centro-Oeste.

Durante o processo de implantação de um empreendimento, espécies de fauna que anteriormente utilizavam o local de intervenção como área de vida necessitam ser afugentadas ou retiradas do local, uma vez que ninhos, tocas, áreas de reprodução e/ou alimentação podem sofrer interferências.

Até o final do primeiro semestre de 2024, foram registrados: 164 resgates; 108 afugentamentos; 159 solturas; e 42 isolamentos/monitoramentos.

Prevenção

Os trabalhos de Afugentamento e Resgate de Fauna Silvestre na obra de implantação do SDGN Centro-Oeste Linha Tronco do Estado de Minas Gerais, tem como objetivo promover o acompanhamento das atividades de supressão a fim de realizar o afugentamento orientado da fauna que estiverem em áreas de supressão da vegetação, e quando necessário, realizar o resgate de espécimes de baixa mobilidade que estiverem em risco.

O afugentamento e resgate de fauna é executado em três etapas:

  • Pré-Resgate: que consiste: (a) na obtenção da autorização de captura, coleta e transporte de fauna e delimitação das áreas de soltura; (b) na mobilização logística e treinamento da equipe de fauna e de supressão;
  • Resgate: na qual se realizam as vistorias prévias nas áreas a serem suprimidas para o afugentamento de médios e grandes vertebrados, e resgate dos pequenos vertebrados terrestres e aqueles com baixa mobilidade, de forma concomitante às atividades de supressão de vegetação, e posterior soltura em áreas pré-determinadas;
  • Pós-resgate: elaboração do relatório fotográfico e relatório técnico das execuções do afugentamento e resgate da fauna silvestre.

Procedimentos

Os animais encontrados nas áreas de supressão são primariamente e preferencialmente afugentados. A captura (salvamento) é realizada quando da ocorrência de indivíduos de baixa mobilidade ou em situação estática que não responderam ao estímulo de fuga, mantendo-se na área de supressão.

A frente de supressão é acompanhada continuamente pela equipe de salvadores da fauna, os quais salvaram os animais deslocados de seus abrigos em copas, galhadas, vegetação rasteira, troncos e no solo, utilizando puçás de saco de pano, pinças, ganchos para répteis e pinções para mamíferos bem como caixas de transporte apropriadas, para translocação dos indivíduos capturados.

Avaliação técnica

Os espécimes capturados passaram por avaliação da equipe técnica, biometria e marcação quando indicado e são soltos imediatamente após a captura em áreas adjacentes a supressão vegetal, pois o empreendimento trata-se de uma obra de baixo impacto a fauna.

São realizadas vistorias nas áreas a fim de localizar ninhos ativos ou inativos, quando inativos os ninhos são retirados e quando ativos são isolados ou translocados para áreas adjacentes, esses ninhos são monitorados até que os filhotes se tornem independentes.

A coleta

Exemplares da fauna nativa silvestre em boas condições e de interesse científicos, coletados nas obras do Centro-Oeste por incompatibilidade com a vida ou que eventualmente vierem a óbito, são destinados à instituição de ensino e pesquisa – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, localizada em Belo Horizonte/MG e Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, localizada em Montes Claros/MG.

Animais que precisarem permanecer por maior tempo recebendo cuidados e reabilitação são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS para reabilitação, e após sua total recuperação é realizada sua soltura.

Todos os animais com necessidades de cuidados veterinários são encaminhados às clínicas veterinárias conveniadas, localizada próximo ao traçado do Gasoduto Centro-oeste do Estado de Minas Gerais.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

prêmio

Gasmig recebe prêmio melhores do ano 2024

A Gasmig ficou com o 2° lugar do prêmio melhores do ano 2024, realizado pelo Sindicato da Indústria de Reparação de veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (SINDIREPA-RJ) e...
11 dezembro 2024
dia do Síndico

Gasmig participa das comemorações do dia do Síndico

O 20º Dia do Síndico foi realizado pelo “Jornal do Síndico” em parceria com o SindiconMG, e contou com a participação da Gasmig. O evento, realizado no último dia 07/12...
10 dezembro 2024
gás natural da gasmig

Gás Natural da Gasmig chega a tradicional bar de Juiz de Fora

O gás natural possibilita uma combustão com elevado rendimento térmico, bem como controle e regulagem simples da chama. E, desse modo, consegue obter reduções na intensidade de consumo de energia...
9 dezembro 2024
HIV

Dezembro Vermelho: Gasmig está engajada na luta contra o HIV

A Gasmig está comprometida na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). A campanha do “Dezembro Vermelho” chama a atenção para a prevenção, a...
6 dezembro 2024

Gasmig elabora pesquisa para aprimorar práticas ESG

A Gasmig está realizando uma pesquisa com colaboradores, supridores, fornecedores e clientes, para a atualização da sua Matriz de Materialidade junto ao processo de desenvolvimento do ESG – Environmental, Social...
5 dezembro 2024
workshop

Diretoria Técnico Comercial da Gasmig realiza workshop

Com o objetivo de alinhar as diretrizes internas aperfeiçoar os processos frente aos desafios lançados pela administração, a Diretoria Técnico-Comercial da Gasmig está realizando o 1° Workshop DTC – Conectando...
4 dezembro 2024
Pular para o conteúdo