A Gasmig, em parceria com a Vinci Energies Brasil e a BT Logística, realizou o I Workshop sobre o uso de GNV e Biometano em Frotas Pesadas, no último dia 27/11, na unidade da Vinci Energies, em Contagem.
O evento reuniu especialistas e líderes de setor para discutir soluções energéticas sustentáveis voltadas à descarbonização do transporte de suas operações, com foco na adoção de combustíveis alternativos como o Gás Natural Veicular (GNV) e o Biometano.
Durante o encontro, foi destacado o potencial do projeto “Corredores de GNV”, uma iniciativa estratégica da Gasmig para ampliar a infraestrutura de abastecimento nas principais rodovias de Minas Gerais, além de viabilizar o uso do combustível GNV e Biometano em transportes de carga de longa distância, com um posto GNV implantado a cada 400 km de distância.
No Corredor BH – Rio, por exemplo, a BT Logística já opera com 18 caminhões 100% GNV e pretende ampliar a presença em Minas Gerais.
Essas parcerias reforçam a viabilidade técnica e econômica dessa solução para grandes frotas, promovendo uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa.
Reconhecida por sua expertise em infraestruturas de energia, soluções industriais e tecnologia da informação, a Vinci Energies trouxe ao debate sua experiência em integrar tecnologias sustentáveis em operações logísticas e industriais. De acordo com Pauline Pignaton, gerente nacional, a ideia é ampliar as ações de sustentabilidade para as operações lógicas em todo Brasil.
“O evento evidenciou como a transição energética não é apenas uma questão ambiental, mas também uma oportunidade de inovação e competitividade. Empresas que aderem a soluções como o GNV e o Biometano podem não apenas reduzir custos operacionais, mas também se alinhar a uma economia de baixo carbono, contribuindo para um futuro mais sustentável.”
A BT Logística destacou um case prático envolvendo a adoção de caminhões movidos a GNV em sua operação, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a eficiência logística.
“Atualmente, a empresa opera com pelo menos 26 caminhões 100% GNV utilizados em rotas estratégicas em todo o país, contribuindo para uma redução significativa de emissões de CO₂ — que pode superar 45% em comparação com o diesel.
A empresa busca, também, expandir o uso dessa tecnologia para outros veículos de sua frota, alinhando-se às demandas de descarbonização e otimização de custos operacionais.”