A partir de 1º de novembro, a Gasmig irá repassar aos consumidores de Minas Gerais a redução da tarifa de Gás Natural.
Isso é devido ao fato de a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDE, que regula a distribuição de gás natural no Estado, ter estabelecido, por meio de resolução, o reajuste das tarifas, em decorrência da variação do custo de aquisição do gás natural.
Segundo Lucas Gomes, Gerente de Regulação e Aquisição de Gás, o repasse é feito de maneira integral aos clientes da Companhia. “A redução anunciada pelo órgão regulador é representa o repasse integral da redução dos custos do gás natural, adquirido pela Gasmig, aos nossos clientes”, informou.
Aumento da gasolina e diesel deixa GNV ainda mais competitivo
Conforme publicação na última quinta-feira (31/10), no Diário Oficial da União, a gasolina e o diesel vão ficar mais caros em Minas, a partir do dia 1º de fevereiro de 2025. O aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) foi aprovado em reunião no Conselho Nacional de Políticas Fazendárias (Confaz) por representantes das unidades federativas do Brasil.
Os acréscimos nas tarifas serão integralmente sentidos pelo consumidor, de acordo com vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro), Ricardo Pires.
GNV em Minas Gerais
O Gerente de Comercialização de Gás Natural Veicular, Welder Souza, ressalta que a redução na tarifa do GNV vai impactar na redução dos preços nos postos revendedores e aumentará a competitividade frente ao etanol, diesel e gasolina, desta forma, diminuindo os custos para os motoristas e empresas frotistas, que utilizam o GNV em suas frotas de caminhões.
“Nossa política de preços é alinhada com as diretrizes do Governo do Estado, que tem foco em contribuir para melhorar a vida dos mineiros. Os benefícios da redução da tarifa do GNV serão imediatos. Os motoristas vão sentir no bolso a economia na hora de abastecer”, afirmou.
Souza ainda destaca que por meio da Resolução SEDE n° 53, de 28/12/2023, que vincula a tarifa do Gás Natural Veicular (GNV) e do Gás Natural Comprimido Veicular (GNC-V) à competitividade do energético, em relação à Gasolina, a Gasmig está aplicando um desconto adicional na tarifa de R$0,15/m³.
Dessa forma conferindo uma economia superior a 30% para os veículos leves e superior a 20% para os veículos pesados.
Os investimentos contínuos da Gasmig já possibilitaram a criação de quatro corredores de GNV, que dão acesso aos outros três Estados da região Sudeste e à Bahia.
São eles: Corredor GNV BH-Rio – BR-040, Corredor GNV Fernão Dias – BR-381, Corredor GNV Vitória – BRs-381/262 e Corredor GNV Rio-Bahia – BRs-116/381.
O principal objetivo é garantir, ao menos, um posto GNV a cada 400km de distância nas principais rodovias que ligam Minas a outros estados, permitindo o alcance de regiões estratégicas.
A Companhia quer, ainda, adicionar outros quatro postos, até o final de 2026, previstos nas metas da Segunda Revisão Tarifária Periódica, totalizando 74.
Infraestrutura para veículos leves e pesados
A infraestrutura e tecnologia oferecida pela Gasmig, garante que em postos de revendedores de GNV do estado, veículos leves e pesados operem com motores movidos a GNV com a segurança e eficiência de recarga em suas rotas.
Além disso, traz benefícios com a redução significativa de emissões de poluentes (Cerca de até 30% menos de CO2 e 96% menos de material particulado), gerando economia para empresas de transporte e um futuro mais sustentável para o estado e para o país.
Autonomia
De acordo com estudos da Companhia para o cenário do GNV em julho de 2024 mostram que, ao abastecer R$ 100 de GNV, é possível percorrer 391 km, considerando a média de consumo dos veículos leves e utilitários, com um custo de R$ 0,26 /km.
Ao avaliar o GNV para veículos pesados, as simulações apontam para um rendimento de até 419 km de GNV comparado com os 345 km feitos com diesel.
Frotas de GNV
Quando comparamos o uso do Gás Natural Veicular ao diesel e combustíveis similares, há uma economia de até 15%. Carros e caminhões movidos a GNV se destacam por apresentarem diminuição de custo em relação ao custo por quilômetro rodado.
Segundo especialistas, empresas que trocam sua frota por veículos pesados movidos a gás buscam certificações que reconheçam a pegada menor de carbono, aumentando, inclusive, a sua capacidade de obter linhas de crédito diferenciadas.
De acordo com informações do Denatran, até junho deste ano, a frota mineira de veículos pesados teve um aumento de 346,7% nos últimos cinco anos, se considerarmos veículos 100% GNV.
Se avaliarmos os números de veículos que utilizam diesel/GNV, o crescimento foi ainda maior: 850% de 2019 a 2024.
Veículos leves que utilizam o gás natural veicular como combustível também apresentaram um crescimento no mesmo período, cerca de 5,7% nos últimos cinco anos.
Outras tarifas
De acordo com a Resolução (51, de 31/10/24) publicada no diário do Executivo na sexta-feira (01/11), as novas tarifas a serem praticadas pela Companhia são: demanda R$/m³ 0,4593; Sobredemanda R$/m³4,7346; Veicular (GNV) R$/m³ 3,1022; GNC/GNL-01 R$/m³ 2,6997.