Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nossa História

  1. 1986

    A Companhia de Gás de Minas Gerais – Gasmig é criada, dando início à distribuição de biogás, extraído da usina que existia no aterro sanitário de Belo Horizonte.
    Esse projeto contribuiu para a capacitação de técnicos gasistas e para a formação de mão de obra, até então inexistente em MG.

  2. 1992

    A Companhia inicia o atendimento a consumidores do segmento industrial por meio da distribuição do gás disponibilizado pela Refinaria Gabriel Passos (REGAP), em Betim. Foram contempladas 10 empresas dos centros industriais de Betim, Contagem e Belo Horizonte.

  3. 1993

    Celebração, com o Governo de Minas Gerais, do contrato
    de concessão da distribuição de gás natural, o qual foi renovado em janeiro de 2015, visando à prorrogação da autorização para distribuir o energético em território mineiro por mais 30 anos, ou seja, até 2053.

  4. 1995

    A Companhia concluiu a construção da primeira rede de distribuição de gás natural para atender à cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata, por meio da ligação com o Gasbel, gasoduto de transporte da Petrobras, vindo da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, até Belo Horizonte.

  5. 1998

    A Gasmig passa a atuar no setor de Gás Natural Veicular (GNV), atendendo os postos de combustíveis para automóveis. 

     

  6. 2001

    A Companhia inicia o fornecimento do gás natural para a produção de energia elétrica à Usina Termelétrica de Juiz de Fora e para Ibirité.

  7. 2009

    Início do atendimento na região do Sul de Minas.

  8. 2010

    É iniciada a distribuição do gás natural no parque industrial da região do Vale do Aço, sendo atendidas grandes indústrias como a Vale, Usiminas, Arcelor, Vallourec, entre outras.

  9. 2013

    A GASMIG passou a atender o segmento varejista, ligando a rede da Companhia à restaurantes, hospitais, hotéis, academias, entre outros estabelecimentos, além de residências.

  10. 2016

    A Companhia comemora um marco na história do gás natural canalizado em Minas Gerais, alcançando a marca de 10.000 clientes residenciais, o que representou um crescimento de 506% em três anos.

  11. 2018

    A Gasmig aufere receita bruta de R$2,0 bilhões, marca considerada histórica pela Companhia.

  12. 2019

    A Fitch Ratings elevou o rating da Companhia de ‘A+(BRA)’ para ‘AA(BRA)’.

  13. 2020

    A GASMIG obtêm o registro na categoria B da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, um importante passo no sentido de garantir a transparência em sua atuação e ampliar o acesso a recursos para financiar projetos de expansão.

  14. 2021

    A Fitch Ratings afirma o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA(bra)’ da Gasmig e de suas emissões de debêntures quirografárias, revisando a Perspectiva do rating Corporativo, que passou de Estável para Positiva.

Conheça a Gasmig

Nossa História

Em 15 de julho de 1986, uma unidade de negócios da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) foi criada como uma alternativa energética para o estado. Nascia, assim, a Companhia de Gás de Minas Gerais (GASMIG).​​

Naquele ano, foram iniciadas as atividades de distribuição de biogás, que era extraído da usina que existia no aterro sanitário de Belo Horizonte. Esse projeto, além de ter contribuído para a capacitação de técnicos gasistas e a formação de mão de obra, até então inexistente no estado, permitiu o atendimento a clientes comerciais próximos à usina, bem como de taxistas e veículos pertencentes à frota da CEMIG. Anos depois, a usina foi desativada devido ao esgotamento do biogás.​​

Em 1992, a GASMIG iniciou o atendimento a consumidores do segmento industrial por meio da distribuição do gás disponibilizado pela Refinaria Gabriel Passos (REGAP), em Betim. Na ocasião, foram contempladas 10 empresas dos centros industriais de Betim, Contagem e Belo Horizonte, fornecendo cerca de 100 mil m³/dia de gás natural.​​

A empresa passou a operar de forma independente quando assinou, em 1993, com o Governo de Minas Gerais, o contrato de concessão da distribuição de gás natural. Este contrato foi renovado em janeiro de 2015, prorrogando a autorização para distribuir o energético em território mineiro por mais 30 anos, ou seja, abastecer o estado até 2053.​​

Em 1995, foi construída a primeira rede de distribuição de gás natural da empresa para atender à cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata, por meio da ligação com o gasoduto de transporte da Petrobras, vindo da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Conhecido como Gasbel, o duto havia sido concluído um ano antes, ligando a Bacia de Campos até Belo Horizonte. A primeira empresa a receber o energético no estado foi a Paraibuna de Papéis, hoje denominada Indústria de Papéis Sudeste.​​

Em 1998, a GASMIG passou a atuar no setor de Gás Natural Veicular (GNV), atendendo os postos de combustíveis para automóveis. Em 2001, passou a fornecer o combustível para a produção de energia elétrica à Usina Termelétrica de Juiz de Fora e para Ibirité.

O ano de 2004 marcou a mudança societária da Companhia, quando 40% do capital social da GASMIG foi vendido para a GASPETRO, principal supridora de gás do país e que faz parte das participações da Petrobras.​​

Com o objetivo de dar continuidade ao projeto de expansão em Minas Gerais e ampliar a rede de distribuição de gás natural, os anos que seguiram, a GASMIG se preparou para atender o segmento industrial, e em 2009, iniciou o atendimento no Sul de Minas.

Juntas, GASMIG, CEMIG e GASPETRO, iniciaram um plano de expansão para incrementar o consumo de gás natural em Minas Gerais, e, consequentemente, o faturamento da Companhia. Assim, os acionistas assumiram o aporte para a construção de gasodutos de distribuição de gás natural, ampliando a abrangência geográfica das redes da GASMIG com os gasodutos para o Vale do Aço e para o Sul de Minas.

Em 2010, o ano foi marcado pela distribuição do gás natural, no parque industrial da região do Vale do Aço, atendendo grandes indústrias como: Vale, Usiminas, Arcelor, Vallourec, entre outras.

A Companhia passou a atender o segmento varejista, em 2013, quando ligou seu primeiro cliente residencial, um condomínio no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

No mesmo ano, a atuação no segmento comercial também foi iniciada, ligando à rede da GASMIG restaurantes, hospitais, hoteis, academias, entre outros estabelecimentos.

Em 2014, a GASMIG volta ao controle indireto do Estado de Minas Gerais, tendo como acionistas Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (99,6%) e Município de Belo Horizonte – PBH (0,4%).​​

Em 2016, a GASMIG comemorou um marco na história do gás natural canalizado em Minas Gerais, alcançando a marca de 10.000 clientes residenciais, o que representou 506% de crescimento para a Companhia, em três anos.

Pular para o conteúdo