Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Transição de matriz energética é o tema principal da COP28

Compartilhe:

Transição de matriz energética

Transição de matriz energéticaComeça nesta quinta-feira (30/11) a COP28 (Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas), e vai debater temas como a transição de matriz energética.

A Conferência acontece até o dia 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Dessa maneira, o evento reúne todos os países-membros da ONU para debater estratégias para conter o aquecimento global.

De acordo com o Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a expectativa é que ocorram ações concretas, em comparação com a COP 27.

Mudanças climáticas

O Brasil tem sofrido bastante com as altas temperaturas decorrentes do el niño.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPETC), a previsão é que o país sofra com altas temperaturas até março de 2024.

Por consequência, isso vai elevar muito a temperatura em grande parte do país nos próximos dias.

O efeito estufa, basicamente, em si é um processo de acúmulo de gases na atmosfera e que altera a temperatura do planeta, provocando o aquecimento global.

Em síntese, a queima de combustíveis como carvão mineral e petróleo, além da emissão de dióxido de carbono por veículos, bem como queimadas e desmatamentos proporcionam o aumento do efeito estufa.

Transição de matriz energética

A sustentabilidade é a capacidade de usar recursos naturais sem comprometer o meio ambiente e as gerações futuras.

Desse modo, a redução do efeito estufa passa pela redução dos desmatamentos e queimadas até a transição da matriz energética.

Certamente, esta mudança consiste na troca de matrizes energéticas poluentes para fontes de energia renováveis, como hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassas.

E este é um dos objetivos da Gasmig: ajudar as empresas a encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

Biometano

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) abriu a primeira chamada pública para aquisição de biometano.

A data de previsão de conclusão desta Chamada é em 31 de julho de 2024.

Este tipo de gás é um produto derivado da purificação do biogás que, por sua vez, é o gás retirado do processo de decomposição anaeróbica (na ausência de oxigênio) de resíduos orgânicos.

Dessa maneira, estes resíduos orgânicos podem vir de lixo, esgoto urbano, agricultura, pecuária, suinocultura e gado leiteiro.

Por que usar Biometano

O aumento da busca por biometano demonstra uma grande preocupação da era moderna com combustível renovável.

Em um mundo onde a maioria das matrizes energéticas e dos fertilizantes são derivados de fontes fósseis, como o petróleo ou o gás natural.

Contudo, estão concentradas na mão de poucos e grandes produtores, a insegurança energética e alimentar é imensa.

Nesse ínterim, combustíveis fósseis são altamente prejudiciais para a natureza.

Isso ocorre devido a sua alta emissão de gases de efeito estufa (GEE), que aceleram o aquecimento global. Alternativas baseadas em energia renovável é necessária e urgente.

Por certo, o biometano é uma das soluções mais promissoras na substituição de um combustível fóssil e altamente poluente, para uma alternativa de combustível renovável, com menos emissão de GEE e mais autonomia dos países produtores.

O gás natural

O gás natural é considerado um produto energético de transição, já que apresenta uma baixa emissão de poluentes, quando comparado a outros combustíveis fósseis.

Nesse sentido, mesmo sendo um combustível fóssil, o gás natural libera menos dióxido de carbono (CO2) por unidade de energia gerada.

Ou seja, é uma ótima alternativa para a diminuição das emissões de gases que intensificam o efeito estufa.

Diversidade de Uso

Sua versatilidade permite que o gás natural seja empregado em uma vasta gama de aplicações.

Sendo assim, muitas empresas em todos os setores produtivos do comércio e prestação de serviços estão em permanente busca por alternativas de energia a baixo custo.

Em suma, o mundo de hoje exige produtos que reúnam segurança, sustentabilidade, economia e a consciência ambiental, caminhando juntos para um mundo melhor.

Por isso, o gás natural é uma excelente alternativa.

Benefícios

Os benefícios do uso do gás natural na indústria são:

  • Automotiva: a otimização dos recursos energéticos é uma das características que o gás natural proporciona, como nas estufas de secagem de pinturas e moldes, maçaricos de acabamento, fornos de tratamento térmico, caldeiras, entre outras.
  • Siderurgia: quando injetado nos fornos elétricos a arco, o gás natural gera uma redução no consumo de energia elétrica e aumenta a taxa de entrada de energia no forno diminuindo o tempo necessário à fusão da carga. Isso significa aumento da produtividade e a redução do tempo para a produção do aço.
  • Climatização: um motor a gás natural funcionando em baixa rotação pode transmitir movimento aos compressores, fazendo o fluido refrigerante rodar pelo sistema. As vantagens são muitas, mas o maior destaque é a segurança, o custo operacional e a o sistema de operações.
  • Metalurgia: maior eficiência em processos de tratamento térmico, eliminação de manutenções contínuas e estocagem de combustíveis, o gás natural é mais que uma opção: é a melhor escolha para empresas que buscam a competitividade e a redução de custos.
  • Textil: o gás natural impacta diretamente na melhoria da produtividade da indústria têxtil porque pode entrar em operação rapidamente, dispensa a necessidade de estocagem e chega até a empresa por meio de canalização segura e eficiente. Minimiza poluição e colabora com o impacto ambiental
  • Gás Natural Veicular: é o combustível alternativo que oferece mais economia, segurança e sustentabilidade para empresas, seja uma frota de veículos leves ou pesados. O GNV produz menos emissão de poluentes atmosféricos e por isso apresenta uma sustentabilidade acima de outros produtos similares.

Para conhecer os mais benefícios do gás natural e saber se sua residência, comércio ou indústria é atendido pela Gasmig, clique aqui.

Para saber mais informações sobre a chamada pública para aquisição de biometano, clique aqui.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

incêndio

Colaboradores da Gasmig participam de treinamento contra incêndio

Os colaboradores da Gasmig e do Grupo Cemig participaram de uma simulação contra incêndio no edifício Júlio Soares. Os 21 andares do prédio foram evacuados. De acordo com Lívia Ornelas...
23 outubro 2024

Empresa de logística amplia investimento em frotas movida a GNV

Com o objetivo de descarbonizar a frota através da utilização de combustíveis alternativos, o Grupo SADA, conglomerado de logística e transporte de veículos, anunciou investimento na conversão de parte da...
23 outubro 2024
Deguste

Gasmig patrocina “Deguste JF Sabor 2024”

A Gasmig está patrocinando o retorno do Deguste JF Sabor, que será realizado no estacionamento do Ginásio Municipal de Juiz de Fora, entre os dias 25 a 27 de outubro....
22 outubro 2024
SIPAT

Gasmig inicia Semana Interna de Prevenção de Acidentes SIPAT 2024

Nesta segunda-feira aconteceu a abertura Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT 2024 da Gasmig, com a presença do presidente, Carlos Colón. Neste ano, o evento vai acontecer em...
21 outubro 2024
Festival Fartura

Gasmig apresenta Festival Fartura Belo Horizonte

Nos dias 19 e 20 de outubro, a Gasmig apresenta o Festival Fartura Belo Horizonte especial de 10 anos, no Mirante Belvedere. Antecipando o Ano do Brasil na França (2025),...
16 outubro 2024
abastecimento Corredores

Desenvolvimento da frota de veículos pesados passam por políticas como o Corredores de GNV da Gasmig

De acordo com entrevista concedida por Gustavo Bonini, diretor da Scania, durante o 11º Fórum do Biogás, “a descarbonização do transporte no Brasil precisa de mais políticas públicas que incentivem a...
14 outubro 2024
Pular para o conteúdo