Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Demanda por matriz energética é alta na região do novo gasoduto da Gasmig

Compartilhe:

gasoduto da Gasmig

gasoduto da Gasmig A Região Centro-Oeste, onde fica o novo gasoduto da Gasmig, se destaca por polos produtivos tradicionais na economia mineira, como os de Vestuário, Calçados e Fundição.

Este último, reconhecido como Arranjo Produtivo Local (APL) de Fundição, demanda um grande volume de energia, envolve o território dos municípios de Cláudio, Itaúna e Divinópolis e congrega 156 das 243 fundições do estado, todas com alta necessidade energética.

O Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais (Sifumg) e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Fundição (Abifa), Afonso Gonzaga, analisa que, além da expectativa em contribuir para a maior produtividade e competitividade, a construção do gasoduto já movimenta investimentos e geração de empregos na região.

“O gás natural, para nós, significa competitividade. Vamos reduzir em 18%, em média, o custo industrial, o que vai nos dar competitividade, produtividade e, ainda, a oportunidade de colocar a nossa região na vitrine para novas empresas de fundição. Hoje, empregamos 1,5 milhão de pessoas, e isso (gasoduto da Gasmig) pode atrair ainda mais empresas pra cá”, afirma Gonzaga.

Segundo ele, o setor na região estima investir, este ano, R$ 250 milhões, boa parte deles influenciados pela expectativa com a chegada do gás natural.

Outros APLs

Minas Gerais é, de acordo com Gonzaga, o segundo maior produtor de fundidos do Brasil. Em 2023, foram 670 mil toneladas, sendo 30% delas produzidas no APL localizado no Centro-Oeste mineiro. O setor é majoritariamente composto por pequenas e médias empresas: 92%.

Outro APL bastante conhecido é o de Biscoitos de São Tiago. Com mais de 80 empresas, o APL, mesmo um pouco mais distante, é mais um que poderá se beneficiar do menor custo do gás natural, com uso do gasoduto virtual.

Também com grande demanda de energia, o APL de Cerâmica Vermelha de Igaratinga, com suas 120 olarias, tem muito a ganhar com o combustível. Hoje, seus fornos usam biomassa, que tem encarecido nos últimos anos.

Além desses, mais APLs podem se beneficiar, em diferentes níveis, do gás natural na região, como o de Móveis de Carmo do Cajuru, de Calçados de Nova Serrana, Fogos de Artifício de Santo Antônio do Monte, Vestuário de Divinópolis, Confecção de Lagoa da Prata, Cachaça de Córrego Fundo e Avicultura e Suinocultura de Pará de Minas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

workshop

Diretoria Técnico Comercial da Gasmig realiza workshop

Com o objetivo de alinhar as diretrizes internas aperfeiçoar os processos frente aos desafios lançados pela administração, a Diretoria Técnico-Comercial da Gasmig está realizando o 1° Workshop DTC – Conectando...
4 dezembro 2024

Gasmig recebe prêmio Minas Desempenho Empresarial

No último dia 28/11, a Gasmig recebeu o XXVI Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – 2024 – XVIII Ranking de Empresas de Minas Gerais. A...
2 dezembro 2024
expansão

Bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, vai receber obras de expansão de gasoduto

O bairro Sagrada Família está recebendo obras de expansão do Sistema de Distribuição de Gás Natural da Gasmig. Ao todo, serão construídos, aproximadamente, 15,4km de rede em várias ruas. O...
28 novembro 2024
queda

GNV apresenta queda em preços, enquanto gasolina e etanol apresentam alta

A Gasmig anunciou, no dia 1º de novembro, uma queda nos valores de GNV em todo o estado de Minas Gerais. Houve, ainda, a publicação da Resolução SEDE n° 53,...
13 novembro 2024
Festival

Festival Gastronômico Cozinhas de Minas tem patrocínio da Gasmig

A Gasmig está patrocinando o Festival Gastronômico Cozinhas de Minas, que acontece em Andradas, entre os dias 15 e 17 de novembro. O Festival, que busca celebrar a diversidade da...
11 novembro 2024
expansão

Expansão do Sistema de Distribuição de Gás Natural continua avançando em Belo Horizonte

As obras de expansão do Sistema de Distribuição de Gás Natural continuam avançando. Desta vez, as ampliações estão em pleno desenvolvimento são no bairro Barro Preto, região Centro-Sul da capital...
7 novembro 2024
Pular para o conteúdo