Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Dia do Consumidor marca início das obras do projeto Centro-Oeste

Compartilhe:

Centro-Oeste

Trecho escolhido para começar a construção do gasoduto Centro-Oeste fica entre Divinópolis e Mateus Leme

 

Centro-OesteO dia do consumidor (15/03) é ainda mais importante para a Gasmig. Começaram as obras do Gasoduto Centro-Oeste, que vai beneficiar, diretamente, as cidades de Betim, Divinópolis, Igarapé, Itaúna, Juatuba, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.

Com um investimento de R$800 milhões, o Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN) da Gasmig tem potencial para gerar mais de 15 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos em Minas.

“Desde a concessão da licença do COPAM, nós já comemorávamos, pois este projeto é um marco significativo para a companhia. O passo que estamos dando hoje é muito importante, pois, além de possibilitar a expansão do Sistema de Distribuição de Gás da Gasmig, destaca o nosso comprometimento com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente”, diz Gilberto Valle, presidente da Gasmig.

O início das obras

A região Centro Oeste de Minas é um importante polo industrial do Estado que ainda não contava com infraestrutura de gás natural.

“Esta é uma região que conta com a presença de municípios com grande concentração demográfica e de PIB industrial atrativo, representando 10% do PIB Industrial de Minas Gerais e 7% do PIB Total do Estado”, lembra o presidente da Companhia.

Ao todo, serão mais 300km de redes, que representam um acréscimo de 23% na malha atual da companhia.

De acordo com o presidente, a construção do gasoduto Centro-Oeste vai proporcionar a ampliação do sistema de distribuição em breve. “Estamos sempre pensando no futuro. Este gasoduto foi dimensionado possibilitando uma expansão futura do Sistema de Distribuição de Gás para o Triângulo Mineiro”, diz Gilberto Valle.

É importante lembrar que o início das obras da linha tronco do projeto Centro-Oeste é o maior investimento da Companhia dos últimos 10 anos.

Local escolhido

A execução do projeto prevê a construção da linha tronco, dividida em dois lotes: o lote 1 vai de Betim até Mateus Leme, e o lote 2 vai de Mateus leme à Divinópolis.

As obras que foram iniciadas são da linha tronco, lote 2. Sua execução será no contrafluxo, ou seja, de Divinópolis para Mateus Leme.

De acordo com o gerente do projeto, Adil Vitório, o trecho foi escolhido por não ter impedimentos na execução.

“O lote 2, na região de Divinópolis e Itaúna, praticamente não possuem pendências de desapropriação, o que deixa um trecho bastante considerável sem impedimentos, o que permite a execução dos trabalhos sem ‘saltar’ nenhuma propriedade e sem causar impacto na produtividade”, explica o gerente.

Obras concomitantes

Ainda segundo Adil Vitório, as obras dos lotes 1 e 2 serão executadas concomitantemente. Contudo, as obras do Lote 1 começarão na segunda-feira (18/03), na MG 050, na região de Mateus Leme.

O gerente do projeto Centro-Oeste esclarece que, para elaborar o planejamento da obra, do ponto inicial e de onde teria uma maior produtividade, vários dados são cruzados.

“Um dos mais importantes é o avanço da desapropriação da faixa de servidão. Por isso a escolha do início das obras nestes locais” expõe.

Faixas de servidão

A escolha de construir o lote 1 no sentido de Mateus Leme a Betim, também foi a partir da faixa de servidão. Isso é devido ao fato de a companhia usar a faixa de servidão rodoviária (BR262 e MG050), representando quase 20km de obras sem qualquer impedimento em sua execução.

“Isso é bem relevante no planejamento de obras, por onde ela vai começar e como será executada, essa análise do desimpedimento da faixa de servidão”, justifica Adil Vitório.

Especificações técnicas

Centro-OesteO Projeto Centro-Oeste é um sistema de distribuição de gás natural composto por um Linha Tronco em aço carbono de diâmetro nominal de 16 polegadas e cerca de 108km de extensão.

Os gasodutos denominados “Linhas Laterais”, que serão construídos nas cidades atendidas, terão diâmetros diversos, variando entre 2″, 4″, 6″ e 10″ para os gasodutos em aço carbono e diâmetros de 63mm, 90mm e 125mm para os gasodutos em Polietileno de Alta Densidade – PEAD.

As obras destes gasodutos atualmente estão na fase de licitação para contratação dos serviços de construção e montagem e tem início previsto a partir do 2º semestre de 2024.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Gasmig recebe prêmio Minas Desempenho Empresarial

No último dia 28/11, a Gasmig recebeu o XXVI Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – 2024 – XVIII Ranking de Empresas de Minas Gerais. A...
2 dezembro 2024
expansão

Bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, vai receber obras de expansão de gasoduto

O bairro Sagrada Família está recebendo obras de expansão do Sistema de Distribuição de Gás Natural da Gasmig. Ao todo, serão construídos, aproximadamente, 15,4km de rede em várias ruas. O...
28 novembro 2024
queda

GNV apresenta queda em preços, enquanto gasolina e etanol apresentam alta

A Gasmig anunciou, no dia 1º de novembro, uma queda nos valores de GNV em todo o estado de Minas Gerais. Houve, ainda, a publicação da Resolução SEDE n° 53,...
13 novembro 2024
Festival

Festival Gastronômico Cozinhas de Minas tem patrocínio da Gasmig

A Gasmig está patrocinando o Festival Gastronômico Cozinhas de Minas, que acontece em Andradas, entre os dias 15 e 17 de novembro. O Festival, que busca celebrar a diversidade da...
11 novembro 2024
expansão

Expansão do Sistema de Distribuição de Gás Natural continua avançando em Belo Horizonte

As obras de expansão do Sistema de Distribuição de Gás Natural continuam avançando. Desta vez, as ampliações estão em pleno desenvolvimento são no bairro Barro Preto, região Centro-Sul da capital...
7 novembro 2024

Estratégias e desenvolvimento do setor de GNV proporcionam debate entre distribuidoras de Gás Natural do Sudeste

Durante o evento Frotas e Fretes Verdes 2024, ocorrido em São Paulo, gestores de várias distribuidoras de Gás Natural do Sudeste se encontraram para debater estratégias e desenvolvimento do setor...
6 novembro 2024
Pular para o conteúdo