Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Entendendo o gás natural: o que é, para que serve, seus benefícios e suas características

Compartilhe:

gás natural triângulo mineiro

Você sabe o que é o gás natural? É um combustível fóssil composto por uma mistura de hidrocarbonetos como o metano e o etano.

Em síntese, ele é oriundo da degradação de matéria orgânica ao longo de milhares de anos e sob condições ideais de pressão e temperatura.

Em outras palavras, o gás natural é encontrado em depósitos subterrâneos, a pelo menos 500 metros de profundidade, acumulados em rochas porosas no subsolo terrestre ou marinho.

Com efeito, mesmo considerado um recurso não renovável, é uma fonte de energia mais limpa e eficiente que produtos derivados do petróleo.

A composição

É um produto inflamável e inodoro (sem cheiro), composto por nitrogênio (N), oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2), é constituído essencialmente por hidrocarbonetos.

Dessa forma, em seu processamento, é adicionado a adição de compostos denominados odorantes para que seja possível identificar vazamentos e impedir acidentes.

Além disso, o gás natural é uma substância instável e que apresenta calorífico entre 8.000 e 10.000 kcal/m³.

A extração

O gás natural pode ser extraído através de perfuração de poços. Tanto em de superfície, quanto em áreas marítimas.

Existem três etapas até chegar ao ponto de extração do gás natural.

Em primeiro lugar, acontece a prospecção, que consiste em identificar e mapear locais com potencial para abrigar reservas desse combustível.

Logo após, acontece a perfuração do solo para atingir a subsuperfície e constatar a existência ou não de gás natural na área demarcada.

Desse modo, a extração ocorre após a instalação de plataformas que dispõem de equipamentos especializados, como sondas, por meio dos quais ocorre a remoção do combustível.

Logo após ser coletado, o produto é encaminhado para as refinarias. Passa por diversas etapas até chegar aos consumidores.

As vantagens

Com toda a certeza, uma das principais vantagens é o fato de ter menos impacto ambiental, já que emite menos gases poluentes na atmosfera do que os derivados de petróleo e carvão mineral.

Além disso, apresenta ainda alta produtividade e um maior nível de segurança, já que não precisa ser armazenado em vasilhames.

A saber, se dissipa mais rapidamente no ar, além de possuir transporte facilitado pelos gasodutos, o que o torna mais ágil e dinâmico.

Com efeito, o gás natural possibilita uma combustão com elevado rendimento térmico, bem como controle e regulagem simples da chama.

Desse modo, é consegue-se obter reduções na intensidade de consumo de energia na indústria, no comércio ou em residências.

Para que o gás natural serve

De fato, somente a partir da década de 1940, o gás natural começou a ser utilizado progressivamente como matriz energética.

Em princípio, ele pode ser utilizado em diversos setores da atividade econômica, como produção de eletricidade, comércio, residências, setor de transportes e matéria prima em processos industriais e químicos.

Sem dúvida, isso ocorre devido às suas propriedades físico-químicas, bem como à contínua evolução científica.

Uso residencial e comercial

Existem muitas formas de utilizar o gás natural nas residências.

Por exemplo, a lareira a gás natural é uma opção segura e ecologicamente amigável, já que proporciona o charme e o aconchego de uma lareira convencional, sem fumaça, cinzas e necessidade de reposição constante de madeira.

Nesse ínterim, sua utilização na cozinha (fogão, cooktop, forno e churrasqueira) proporciona um cozimento preciso, rápido e uniforme.

Nesse sentido, também pode ser utilizado em um sistema de aquecedor de passagem, garantindo uma disponibilidade imediata de água aquecida sempre que necessário.

Finalmente, pode ser utilizado em sistemas de aquecimento de pisos, secadoras de roupas, sistemas de climatização, aquecimento de piscinas e distribuição de água quente em condomínio.

Uso industrial

Os benefícios do uso do gás natural na indústria são:

  • Automotiva: a otimização dos recursos energéticos é uma das características que o gás natural proporciona, como nas estufas de secagem de pinturas e moldes, maçaricos de acabamento, fornos de tratamento térmico, caldeiras, entre outras.
  • Siderurgia: quando injetado nos fornos elétricos a arco, o gás natural gera uma redução no consumo de energia elétrica e aumenta a taxa de entrada de energia no forno diminuindo o tempo necessário à fusão da carga. Isso significa aumento da produtividade e a redução do tempo para a produção do aço.
  • Climatização: um motor a gás natural funcionando em baixa rotação pode transmitir movimento aos compressores, fazendo o fluido refrigerante rodar pelo sistema. As vantagens são muitas, mas o maior destaque é a segurança, o custo operacional e a o sistema de operações.
  • Metalurgia: maior eficiência em processos de tratamento térmico, eliminação de manutenções contínuas e estocagem de combustíveis, o gás natural é mais que uma opção: é a melhor escolha para empresas que buscam a competitividade e a redução de custos.
  • Textil: o gás natural impacta diretamente na melhoria da produtividade da indústria têxtil porque pode entrar em operação rapidamente, dispensa a necessidade de estocagem e chega até a empresa por meio de canalização segura e eficiente. Minimiza poluição e colabora com o impacto ambiental
  • Gás Natural Veicular: é o combustível alternativo que oferece mais economia, segurança e sustentabilidade para empresas, seja uma frota de veículos leves ou pesados. O GNV produz menos emissão de poluentes atmosféricos e por isso apresenta uma sustentabilidade acima de outros produtos similares.

O gás natural no Brasil

O Brasil é um importante produtor de gás natural e possui importantes reservas do produto.

De acordo com a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), o país extraiu, em 2021, um total de 134 milhões de m³ por dia.

Segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), desde a década de 1960, o Brasil tem um volume acumulado de 708 bilhões de m³ de gás produzido.

De fato, o gás natural constitui hoje quase 12% da matriz energética brasileira, além de representar uma parcela de 8,3% da matriz elétrica do país, que reúne as fontes utilizadas exclusivamente para a geração de eletricidade.

A Gasmig

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) nasceu como uma alternativa energética para Minas gerais, em julho de 1986.

Dessa maneira, no mesmo ano foram iniciadas as atividades de distribuição de biogás, que era extraído da usina que existia no aterro sanitário de Belo Horizonte.

Por consequência, esse projeto contribuiu para a capacitação de técnicos gasistas e a formação de mão de obra, até então inexistente no estado.

Anos depois, a usina foi desativada devido ao esgotamento do biogás.​​

A empresa passou a operar de forma independente quando assinou, em 1993, com o Governo de Minas Gerais, o contrato de concessão da distribuição de gás natural.

Este contrato foi renovado em janeiro de 2015, prorrogando a autorização para distribuir o energético em território mineiro por mais 30 anos, ou seja, abastecer o estado até 2053.​​

Por certo, atualmente a companhia atende a vários mercados e está em franca expansão.

As siglas do gás natural

Provavelmente, você já deve ter se reparado com várias siglas que envolvem o gás natural.

Em resumo, o GNV (Gás Natural Veicular) é o gás natural para fins automotivos, utilizado em veículos.

Nesse sentido, não há diferença de composição em relação ao gás natural fornecido para outros segmentos.

Sob o mesmo ponto de vista, temos o GNC (Gás Natural Comprimido).

Ele recebe o nome “comprimido” porque há uma compressão do gás para que possa ser transportado, armazenado e distribuído para regiões que não costumam ser atendidas pelos gasodutos convencionais.

Só para ilustrar, a compressão do gás é feita a uma pressão de 250 bar o que reduz seu volume em até 270 vezes.

Em seguida temos o GNL (Gás Natural Liquefeito), que é o gás natural no estado líquido.

Por certo, a mudança física do estado gasoso para o estado líquido ocorre após o resfriamento do gás natural à temperatura de 162º C negativos.

Como resultado, o gás natural tem seu volume reduzido em, aproximadamente, 600 vezes, facilitando o transporte em grandes distâncias.

Preocupação com sustentabilidade

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) abriu a primeira chamada pública para aquisição de biometano, com previsão para data de conclusão em 31 de julho de 2024.

Antes de mais nada, este tipo de gás é um produto derivado da purificação do biogás que, por sua vez, é o gás retirado do processo de decomposição anaeróbica (na ausência de oxigênio) de resíduos orgânicos.

O biogás tem em sua composição principalmente a presença do metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), variando entre 50 a 70% do total, e, em menores quantidades, aparecem o gás sulfídrico (H2S), a umidade (H2O) e outros gases, como o nitrogênio (N2).

Por certo, o biometano é uma das soluções mais promissoras na substituição de um combustível fóssil e altamente poluente, para uma alternativa de combustível renovável, com menos emissão de GEE e mais autonomia dos países produtores.

Por que usar Biometano

O aumento da busca por biometano demonstra uma grande preocupação da era moderna com combustível renovável.

Em um mundo onde a maioria das matrizes energéticas e dos fertilizantes são derivados de fontes fósseis, como o petróleo ou o gás natural.

Contudo, estão concentradas na mão de poucos e grandes produtores, a insegurança energética e alimentar é imensa.

Nesse ínterim, combustíveis fósseis são altamente prejudiciais para a natureza.

Isso ocorre devido a sua alta emissão de gases de efeito estufa (GEE), que aceleram o aquecimento global. Alternativas baseadas em energia renovável é necessária e urgente.

Por certo, o biometano é uma das soluções mais promissoras na substituição de um combustível fóssil e altamente poluente, para uma alternativa de combustível renovável, com menos emissão de GEE e mais autonomia dos países produtores.

Posto GNV Sustentável

A Gasmig lançou o projeto Posto GNV Sustentável, que tem apoio em pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social.

Esta é uma parceria entre a Gasmig, o Energia Livre Cemig e a Cemig Sim e tem como objetivo transformar o setor de Revenda de Gás Natural Veicular em Minas Gerais.

Os postos que participarem do projeto Posto GNV Sustentável vão utilizar energia 100% renovável com o Certificado de Energia Renovável.

Ao mesmo tempo, contribuir para a redução do custo de operação dos clientes da Gasmig, no segmento automotivo (Postos GNV).

Além disso, visa alcançar as metas do Plano Estadual de Ação Climática – PLAC-MG, bem como na redução do preço do GNV para os clientes finais.

Só para exemplificar, estes usuários são, em sua maioria, são motoristas de aplicativos, taxistas e trabalhadores autônomos.

Dessa forma, com a economia obtida com o GNV, os consumidores terão um reforço em seu orçamento doméstico, gerando um grande impacto social.

Para ter acesso a mais informações sobre o projeto Posto GNV Sustentável, clique aqui.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Conexão Empresarial

Presidente da Gasmig marca presença no Conexão Empresarial Anual Araxá 2024

O Presidente da Gasmig, Gilberto Valle, representou a Companhia no evento Conexão Empresarial Anual Araxá 2024, no município de Araxá. A conferência, que acontece entre os dias 13 e 16...
14 junho 2024
solo

Gasmig traça diretrizes para mitigar degradação do solo

A alteração do uso do solo tem uma série de impactos significativos que afetam o meio ambiente, a economia e a sociedade. Com o objetivo de minimizar estas ações, a...
13 junho 2024
Minas Summit

Gasmig vai marcar presença no Minas Summit

A Gasmig está patrocinando o maior encontro de inovação corporativa de Minas Gerais. O Minas Summit, que acontece entre os dias 26 e 27 de junho no Minascentro, oferece oportunidades...
12 junho 2024
educação ambiental

Gasmig debate educação ambiental como ferramenta para a restauração e prevenção da degradação da terra

Durante a semana do Meio Ambiente da Gasmig, que aconteceu entre os dias 05, 06 e 07 deste mês, vários temas de grande relevância foram discutidos, inclusive a educação ambiental...
11 junho 2024
galo

Gasmig e Galo Futebol Americano lançam Projeto Jogador do Futuro

A tarde dos alunos da Escola Municipal Lídia Angélica da última sexta-feira (07/06) foi diferente. Aconteceu o lançamento do projeto jogador do futuro, do Galo Futebol Americano com patrocínio da...
7 junho 2024
GNV Atende

Programa GNV Atende realiza visita a postos de Minas Gerais

Colaboradores da Gerência de Comercialização de Gás Natural Veicular (GNV) da Gasmig estão visitando os postos que comercializam GNV em todo o estado, em função do programa GNV Atende. Em...
6 junho 2024
Pular para o conteúdo