Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gás Natural e a Inteligência Artificial: tecnologia demanda combustível sustentável

Compartilhe:

O Gás Natural e a Inteligência Artificial apresentam uma relação mais estreita do que se pode imaginar e podem alavancar o desenvolvimento de qualquer região.

A inteligência artificial é um campo da ciência da computação que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento de máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas.

Elas são desenvolvidas em data centers, que consiste em uma sala, prédio ou instalação física que abriga a infraestrutura de TI para desenvolvimento, execução e entrega de aplicativos e serviços, além de armazenar e gerenciar os dados associados a esses aplicativos e serviços.

Mas como a Inteligência Artificial utilizaria o gás natural e, assim, impulsionaria o uso de um combustível mais sustentável e, até mesmo, o desenvolvimento de determinadas regiões?

O gás natural e a Inteligência Artificial

Apesar de não parecer, gás natural e Inteligência Artificial estão mais conectados do que pode parecer.

Isso ocorre devido ao fato de que os data centers estão demandando, significativamente, mais energia para funcionar.

Desta forma, o gás natural é uma forma de suprir esta busca por energia, de acordo com a agência Reuters.

Segundo o relatório da agência, nos EUA os sistemas elétricos do país não estão se expandindo rápido o suficiente para atender às crescentes necessidades de energia de tecnologias como a IA generativa.

A Reuters diz que, para corresponder ao aumento da procura, seria necessária uma oferta adicional de até 8,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. Até 2030, estima-se que o consumo energético desses centros de processamento aumente quase três vezes, alcançando a marca de 42 gigawatts.

A IA e a Gasmig

Como matriz de transição energética, o Gás Natural é tido como solução suprir essa demanda crescente, representando cerca de 60% da energia necessária para alimentar os data centers de IA nos próximos anos.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação e Telecomunicações da Gasmig, Murilo Barboza Morgado, a Companhia já possui tratativas para utilizar o gás natural com esta finalidade.

“O fornecimento contínuo do gás natural, é uma vantagem para a utilização pelos data centers, que utilizam geradores a gás como backup para as fontes de energia. Isso garante a disponibilidade de energia necessária para manter a disponibilidade próxima de 100%, exigida para sistemas críticos utilizados na operação e monitoramento da Rede de Distribuição de Gás Natural da Gasmig”, conta o gerente de TI.

Mais números

Nos Esse fenômeno, chamado de “era dourada” do gás, impulsiona a procura pelo combustível em mais de 30%, especialmente nos Estados Unidos, onde os preços podem subir até 46% em seis anos.

Já no Brasil, a demanda por energia dos grandes data centers já se equivale ao consumo energético de todo o estado do Tocantins.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), dados de dezembro de 2023, a produção do Pré-Sal foi de 150 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), cerca de 8,7% maior do que a observada no ano anterior (de 138 milhões de m³/d).

Informações do Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural da ANP, em março de 2024 foram produzidos 143,98 milhões m3/d.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

cultura

Gasmig reforça apoio à cultura e patrocina Festa Italiana de BH

Como forma de valorizar a cultura e as tradições de todos os povos que fazem parte de Minas Gerais e do Brasil, a Gasmig está patrocinando a edição 2024 da...
9 setembro 2024
Onda de calor

Onda de calor e seca de reservatórios: como o gás natural se torna uma saída sustentável e segura para problemas hídricos e climáticos

Estamos enfrentando mais um período de estiagem com forte onda de calor. A junção destas características provoca uma série de problemas hídricos e energéticos. A falta de chuva, por exemplo,...
6 setembro 2024

Gasmig discute mobilidade urbana sustentável em congresso

O Congresso Nacional de Energias Renováveis, Mobilidade Sustentável e Descarbonização, que aconteceu na sede do CREA-MG, em Belo Horizonte, entre os dias 03 e 04/09, teve como objetivo debater sobre...
4 setembro 2024
Decreto gasoduto virtual

Decreto do governo não deve causar queda de preços imediatamente

No último dia 26/08, o governo federal publicou um decreto sobre as atividades de transporte de gás natural e outras ações como escoamento e tratamento do gás O decreto 12153,...
2 setembro 2024
GNV BH

Gasmig inaugura mais um posto de GNV na grande BH

Os motoristas que passam pela grande BH possuem mais uma unidade de abastecimento de GNV disponível. O posto fica localizado no bairro Guarani (Av. Saramenha) em Belo Horizonte. Durante a...
2 setembro 2024
segurança e sustentabilidade

Gás natural potencializa geração de empregos e o desenvolvimento de Minas

O governo federal está em fase final de elaboração de um decreto que permitirá à Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) intervir diretamente no mercado de gás natural....
27 agosto 2024
Pular para o conteúdo