O Gás natural é uma opção de combustível que traz muita segurança e sustentabilidade, além de apresentar muitas possibilidades de utilização. Cooktop, forno, aquecimento de água, secadoras de roupas, sistemas de climatização, aquecimento de piscinas, distribuição de água quente.
Além do uso residencial, é possível utilizá-lo como combustível para indústrias de todos os portes, e também no comércio e em automóveis.
Ademais, é uma opção mais sustentável e mais prático, ele também é mais seguro.
Segurança e sustentabilidade são benefícios do Gás Natural
São muitos os benefícios do Gás Natural Canalizado. Com toda a certeza, o gás natural é uma das opções de energia mais limpas, por apresentar uma baixa emissão de poluentes, quando comparado a outros combustíveis fósseis.
Ele libera menos dióxido de carbono (CO2), sendo uma ótima alternativa para a diminuição das emissões de gases que intensificam o efeito estufa.
Características do gás natural
O gás natural é mais leve que o ar, então, em caso de vazamentos, se dissipa rapidamente na atmosfera.
Para facilitar a identificação de vazamentos, o gás natural é odorizado artificialmente. Dessa forma, seu cheiro é semelhante ao gás de cozinha.
Por ter essas características, o gás natural é mais seguro que o GLP (gás de botijão), que, por ser mais pesado que o ar, acumula-se no solo, facilitando a ocorrência de acidentes.
Mas como eu devo agir caso eu identifique o vazamento?
Dicas em casos de vazamentos
Se perceber o vazamento de gás natural canalizado em sua residência, temos cinco dicas fundamentais:
- abra as portas e janelas para ventilar o local;
- evite acionar interruptores ou equipamentos elétricos;
- afaste qualquer fonte de ignição das proximidades;
- procure identificar a válvula de bloqueio mais próxima para suspender o fornecimento do gás para o ponto de vazamento. Ela pode estar localizada próximo ao aparelho de gás, ao medidor ou ao longo da tubulação;
- afaste-se do local para não inalar o gás;
- Avise imediatamente a GASMIG, o Corpo de Bombeiros ou outras autoridades pelos telefones – Gasmig (Plantão 24h) – 117, Corpo de Bombeiros – 193, Defesa Civil – 199, e Polícia Militar – 190.
Pessoas não autorizadas
Caso identifique pessoas não autorizadas acessando a estação de medição da Gasmig ou obras de escavação na rua onde passa a tubulação de gás, avise imediatamente pelo telefone 117. Caso seu telefone seja de outro estado, você pode entrar em contato pelo 0800 031 0197.