Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gasmig abre Chamada Pública para fornecer Gás Natural ao Triângulo Mineiro

Compartilhe:

gás natural triângulo mineiro

Companhia divulga Chamada Pública conjunta com Goiasgás e CEBGAS para aquisição de gás natural.

 

Com o objetivo de fornecer gás natural para o Triângulo Mineiro, a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) abriu um edital de chamada pública conjunta com a Agência Goiana de Gás Canalizado S.A. (Goiasgás) e a Companhia Brasiliense de Gás (Cebgas) para aquisição de gás natural.

O gás natural é uma solução competitiva e que favorece a transição energética. Além de ser uma fonte de energia versátil, com combustão facilmente regulável, o gás natural é mais confiável, seguro e têm baixas emissões de poluentes.

“Somos uma Companhia que investe no desenvolvimento da sociedade e que tem envidado seus melhores esforços para ampliar a sua rede de gasoduto. Levar o gás natural ao Triângulo Mineiro é impulsionar ainda mais a economia da região”, evidencia Gilberto Valle, Presidente da Gasmig.

Chamada pública conjunta

Esta modalidade de chamada pública em conjunto é importante para viabilizar o gasoduto de transporte para atendimento ao Triângulo Mineiro, Goiás e Brasília, a partir da cidade de São Carlos, no Estado de São Paulo.

“Com esta Chamada Pública Conjunta estamos buscando a viabilização do atendimento a importantes áreas do país que, atualmente, não tem acesso ao gás natural. No Brasil, apenas 13% da população utiliza o gás natural como matriz energética, mas queremos ampliar este número. Temos grandes oportunidades no segmento”, ressalta o Presidente da Gasmig.

Esse gasoduto de transporte a partir de São Paulo é, atualmente, a alternativa mais viável para atender o Triângulo Mineiro, o Estado de Goiás e o Distrito Federal.

“Tanto a Goiasgás, como a CEBGAS, veem nessa chamada pública em conjunto com a Gasmig, distribuidora referência no país, uma oportunidade de viabilizar a chegada de forma definitiva e competitiva do gás natural a partir de um gasoduto de transporte para o Estado de Goiás, Distrito Federal e para a região do triângulo mineiro”, salienta André Macedo, Diretor Administrativo Financeiro da Goiasgás e da CEBGAS.

A ação conjunta está sendo vista com bastante entusiasmo pelas Companhias, uma vez que apresenta grande relevância para as respectivas regiões de atuação das empresas.

A ausência de um gasoduto de transporte para fornecimento de gás natural canalizado, como já possuem outros 16 Estados da Federação, faz com que o avanço industrial no Estado de Goiás e Distrito Federal seja retardado por questões afeitas ao suprimento energético.

“Esse chamamento pode concretizar o projeto gasoduto de transporte do Brasil Central que vai atender de forma definitiva, não apenas o Estado de Goiás e Distrito Federal, mas também ao Triângulo Mineiro, que é uma importante região econômica do Estado de Minas Gerais e do Brasil”, enfatiza Macedo.

O Triângulo Mineiro

O Triângulo Mineiro recebeu este nome justamente porque tem a forma de um triângulo, está situada entre os rios Grande e Paranaíba, fazendo divisa com os estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

A região, que possui mais de um milhão de habitantes, é composta por 35 municípios, divididos em sete microrregiões: Araxá, Frutal, Ituiutaba, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia.

Entre as regiões mais produtivas do País. Com destaque para o agronegócio, 7% do total das exportações de Minas Gerais é proveniente do Triângulo, segundo o governo do estado.

“Hoje, atendemos a 48 municípios, totalizando mais de 100 mil clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial e veicular. Queremos expandir e, por isso, depois de mais de uma década, retomamos os grandes investimentos. Temos muitas oportunidades. E isso nos motiva.”, enfatiza Gilberto Valle.

As propostas

As empresas interessadas devem encaminhar as propostas para o endereço eletrônico informado pelas companhias até a data limite 03/06, bem como o preenchimento dos formulários e as devidas comprovações.

As propostas apresentadas, cumprindo os pré-requisitos estabelecidos, serão avaliadas de acordo com os critérios objetivos definidos para cada possibilidade de fornecimento.

O início de fornecimento está previsto para janeiro de 2031 para as três Companhias.

Mais informações

As dúvidas com relação ao processo devem ser encaminhadas à comissão através dos e-mails compradegas@gasmig.com.br, compradegas@goiasgas.com.br e compradegas@cebgas.com.br. As questões serão publicadas sem origem das indagações.

Clique aqui para acessar o edital da Chamada Pública.

Para ter acesso às informações do termo de referência, clique aqui.

Para baixar o formulário de cadastro, clique aqui.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Gás Natural e a Inteligência Artificial: tecnologia demanda combustível sustentável

O Gás Natural e a Inteligência Artificial apresentam uma relação mais estreita do que se pode imaginar e podem alavancar o desenvolvimento de qualquer região. A inteligência artificial é um campo...
9 maio 2024
Centro-Oeste

Gasmig detalha Projeto Centro-Oeste para empresários da região

O presidente da Gasmig, Gilberto Valle, acompanhado de colaboradores, esteve na sede da Fiemg Regional Centro-Oeste, em Divinópolis, na manhã desta quarta-feira (08/05). O encontro reuniu empresários da região para...
8 maio 2024

Colaboradores da Gasmig fazem visita técnica à SAE Towers

Na última quinta-feira (02/05), alguns colaboradores da Gasmig estiveram na SAE Towers para uma visita técnica. Na oportunidade, foram discutidas oportunidades de otimização do contrato de fornecimento do gás natural,...
7 maio 2024
abastecimento

Sul de Minas é contemplado com posto de abastecimento GNV

A Gasmig comemorou o início das operações de mais um posto de abastecimento de Gás Natural no Sul de Minas Gerais. Com efeito, a Operação Assistida, que consiste em uma...
7 maio 2024
curiosidades

O gás natural e suas curiosidades: o que é, como foi descoberto, suas vantagens e para que serve

Você tem curiosidades sobre o que é o gás natural? É um combustível fóssil composto por uma mistura de hidrocarbonetos como o metano e o etano. Em síntese, ele é...
6 maio 2024
segurança e sustentabilidade

Gás natural é opção de segurança e sustentabilidade

O Gás natural é uma opção de combustível que traz muita segurança e sustentabilidade, além de apresentar muitas possibilidades de utilização. Cooktop, forno, aquecimento de água, secadoras de roupas, sistemas...
2 maio 2024
Pular para o conteúdo