Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gasmig adere ao Pacto Global da ONU, maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

Compartilhe:

pacto global

A Gasmig acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis.

A estratégia ESG Gasmig 

A implementação de um Plano de Sustentabilidade é uma jornada contínua de desenvolvimento ambiental, social e institucional, por essência colaborativa e plural, e ela deve ser percorrida em conjunto com nossos colaboradores, clientes, investidores, parceiros e com o mercado.

A Gasmig reforça o seu compromisso com a Consciência Ambiental, Responsabilidade Social e Governança Corporativa, por meio de compromissos e ações alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis definidos pela ONU, que minimizem os impactos negativos e maximizem os impactos positivos nas pessoas e no planeta.

Ambiental

Reconhecemos o comprometimento da Companhia para com os impactos ambientais que sua atividade gera, seja por meio da redução do impacto ambiental nas atividades de expansão da rede, incentivo à utilização e conversão de veículos movidos a GNV ou Biometano, inventário de emissão de gases de efeito estufa da Gasmig, ou ações para estimular a adoção de hábitos sustentáveis pelos colaboradores.

Social

Além de distribuidora de gás, somos uma empresa que investe no desenvolvimento da sociedade, por meio do aumento gradual e contínuo da diversidade da força de trabalho, priorização de programas de Saúde, Segurança e Bem-estar para os colaboradores e seus familiares, incentivo do voluntariado corporativo, ações educativas voltadas à disseminação da cultura inclusiva ou atuação contra o preconceito estrutural-institucional.

Governança

Pautada no profissionalismo, trabalho em equipe, integridade e ética, a Gasmig reflete a sustentabilidade na sua gestão, por meio de normativos, alinhamento ao Plano de Negócios da Companhia, divulgação e transparência das ações, tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis e até mesmo a influência para parceiros eliminarem os riscos de violação de valores de Ética e Compliance da Gasmig.

Compromisso

Ao integrar o Pacto Global, a Gasmig se compromete a reportar o progresso em relação aos Dez Princípios.  Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade.

O pacto global das Nações Unidas

Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países.

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

O pacto global no Brasil

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes.

Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

posto GNV

Gasmig anuncia abertura de mais um posto GNV no Vale do Aço

A nova unidade fica em Coronel Fabriciano e está em operação assistida por 30 dias Nesta terça-feira (23/04), o Posto Central 1 GNV (antigo Posto Central 13), da Rede AP...
24 abril 2024
GNV Atende - gasolina e etanol

Com reajuste da gasolina e etanol, GNV fica mais competitivo

A alta dos preços da gasolina e do etanol vem afetando o bolso do mineiro, e tornando o GNV mais competitivo. De acordo com o jornal O Tempo, a alta...
23 abril 2024

Gasmig enfatiza compromisso de minimizar impacto ambiental na construção do gasoduto Centro-Oeste

Minimizar o impacto ambiental na construção do gasoduto Centro-Oeste é uma preocupação da Gasmig. Afinal, ações para minimizar estes impactos está previsto, também, na estratégia ESG da Companhia. A implementação...
22 abril 2024

Gasmig participa de plano de contingência em Juiz de Fora

A prefeitura de Juiz de Fora realizou no dia 17/04, no auditório da sede, uma reunião de fechamento sobre o Plano de Contingência de riscos geológicos e hidrológicos de Juiz...
18 abril 2024
Imersão indústria

Gasmig participa de painel no Imersão Indústria

Gás Natural na Indústria foi o tema apresentado pela Companhia   A Gasmig está participando do Imersão Indústria, evento realizado pela FIEMG, e participou, nesta quinta-feira (11/04), do painel Cases...
11 abril 2024
Centro Oeste

Abertura de pista e desfile de tubos marcam a paisagem da região Centro-Oeste

Obras do gasoduto estão a todo gás e contribuem para geração de emprego e renda na região   A paisagem da região Centro-Oeste de Minas começa a ficar um pouco...
8 abril 2024
Pular para o conteúdo