Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gasmig debate educação ambiental como ferramenta para a restauração e prevenção da degradação da terra

Compartilhe:

educação ambiental

Durante a semana do Meio Ambiente da Gasmig, que aconteceu entre os dias 05, 06 e 07 deste mês, vários temas de grande relevância foram discutidos, inclusive a educação ambiental como ferramenta para a restauração e prevenção da degradação da terra.

Jessica Santos, Apoio Técnico da Gerência de Projetos e Gestão Ambiental da Gasmig, foi a responsável por trazer as informações. De acordo com a facilitadora, a Educação Ambiental pode ser entendida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

“Entre os desafios globais, estão a mudança climática, perda de biodiversidade, desmatamento, poluição do ar e da água, degradação do solo, superexploração dos recursos naturais e desigualdade ambiental. Este conjunto de fatores causa a crise ambiental que estamos vivendo”, conta Jéssica Santos.

Etapas

De acordo com a palestrante, existem quatro etapas da educação ambiental. Sensibilização, que consiste em desenvolver uma sensibilidade para a questão ambiental; conhecimento, ou seja, adquirir informações sobre o meio ambiente e seus problemas.

Já a Conscientização, busca entender a relação entre as ações humanas e os impactos no meio ambiente; e as ações ambientais responsáveis, que equivalem a agir de forma consciente e responsável, buscando soluções para os problemas ambientais e contribuindo para a sustentabilidade.

Ações da Educação Ambiental na Gasmig

Integrar os princípios da educação ambiental em todas as atividades da Companhia, bem como sensibilizar e capacitar funcionários e colaboradores para a adoção de práticas sustentáveis estão entre as ações desenvolvidas.

Além disso, a Companhia visa engajar a comunidade local em iniciativas de conscientização e preservação ambiental, além de promover a gestão ambiental responsável em todas as etapas das operações.

Desafios

Entre os principais desafios enfrentados na restauração ambiental estão a escassez de recursos financeiros e técnicos para implementação de projetos de restauração e a resistência ou falta de apoio das comunidades locais afetadas pelas intervenções de restauração.

Também são desafios os conflitos de interesses entre diferentes stakeholders, como proprietários de terras, indústrias e organizações ambientais, além da Complexidade e imprevisibilidade dos processos naturais de sucessão ecológica e recuperação de ecossistemas.

Compromissos Gasmig ESG

ESG é uma sigla que diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Em seu relatório sobre ações ESG em 2023, a Gasmig detalhou os pilares e as Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contempladas.

De acordo com a companhia, 2023 foi marcado por uma série de iniciativas significativas em prol da sustentabilidade e responsabilidade social, abordando os pilares ambiental, social e de governança (ESG).

Foram trabalhadas 15 ações de curto prazo que ancoram diferentes tópicos dentro dos 3 pilares da sigla.

Consciência Ambiental

Adotar as melhores práticas ambientais em nossas operações, principalmente na distribuição de energia limpa, gestão de resíduos e redução de emissões de gases de efeito estufa.

Incentivar nossa cadeia de fornecedores e clientes a aprimorar as suas gestões ambientais.

Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

Responsabilidade social

Valorizar as pessoas e a sociedade, garantindo excelência no atendimento ao cliente, desenvolvendo pessoas, promovendo a diversidade e ampliando parcerias e ações de voluntariado.

Investir no bem-estar de nossos colaboradores, buscando ser uma empresa da qual todos se orgulhem de pertencer.

Governança com integridade e ética

Aprimorar, continuamente, nossa governança corporativa em alinhamento com as melhores práticas de mercado.

Fortalecer nossa estrutura de Compliance, promovendo o respeito à nossa Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional.

Elaborar e disseminar políticas e práticas de combate à corrupção e gestão de riscos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Conexão Empresarial

Presidente da Gasmig marca presença no Conexão Empresarial Anual Araxá 2024

O Presidente da Gasmig, Gilberto Valle, representou a Companhia no evento Conexão Empresarial Anual Araxá 2024, no município de Araxá. A conferência, que acontece entre os dias 13 e 16...
14 junho 2024
solo

Gasmig traça diretrizes para mitigar degradação do solo

A alteração do uso do solo tem uma série de impactos significativos que afetam o meio ambiente, a economia e a sociedade. Com o objetivo de minimizar estas ações, a...
13 junho 2024
Minas Summit

Gasmig vai marcar presença no Minas Summit

A Gasmig está patrocinando o maior encontro de inovação corporativa de Minas Gerais. O Minas Summit, que acontece entre os dias 26 e 27 de junho no Minascentro, oferece oportunidades...
12 junho 2024
galo

Gasmig e Galo Futebol Americano lançam Projeto Jogador do Futuro

A tarde dos alunos da Escola Municipal Lídia Angélica da última sexta-feira (07/06) foi diferente. Aconteceu o lançamento do projeto jogador do futuro, do Galo Futebol Americano com patrocínio da...
7 junho 2024
GNV Atende

Programa GNV Atende realiza visita a postos de Minas Gerais

Colaboradores da Gerência de Comercialização de Gás Natural Veicular (GNV) da Gasmig estão visitando os postos que comercializam GNV em todo o estado, em função do programa GNV Atende. Em...
6 junho 2024
Meio Ambiente

Gasmig realiza Semana do Meio Ambiente

A Gasmig celebrou o dia mundial do meio ambiente (05/06) realizando a “Semana do Meio Ambiente”, uma oportunidade para divulgação de ações, treinamento e incentivo aos colaboradores da empresa à...
5 junho 2024
Pular para o conteúdo