Mais GNV: Gasmig inaugura mais um posto de abastecimento no corredor BH x Vitória

Gás Natural Veicular

No último sábado (27/07) foi inaugurado mais um posto de abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV), em Realeza, distrito do município de Manhuaçu (corredor BH X Vitória).GNV

A unidade integra o projeto Corredores de GNV da Gasmig, que cria trechos de abastecimentos com combustíveis sustentáveis interligando Minas Gerais a vários lugares no país.

Atualmente, a Gasmig já possui o Corredor GNV BH-Rio – BR-040, o Corredor GNV Fernão Dias – BR-381, o Corredor GNV Vitória – BR-381/262 e o Corredor GNV Rio-Bahia – BR-116/381.

A intenção da Companhia é que haja um posto GNV a cada 400km de distância nas principais rodovias que ligam Minas a outros estados, permitindo o alcance de regiões estratégicas.

A infraestrutura e tecnologia oferecida pela Gasmig, garante que em postos de revendedores de GNV do estado, veículos leves e pesados operem com motores movidos a Gás Natural com a segurança e eficiência de recarga em suas rotas.

Além disso, proporciona benefícios como a redução significativa de emissões de poluentes (Cerca de até 30% menos de CO2 e 96% menos de material particulado) e, assim, gera economia para empresas de transporte e um futuro mais sustentável para o estado e para o país.

Frotas de GNVGNV

Quando comparamos o uso do gás natural veicular ao diesel e combustíveis similares, há uma economia de até 15%. Carros e caminhões movidos a Gás Natural se destacam por apresentarem diminuição de custo em relação ao custo por quilômetro rodado.

Segundo especialistas, empresas que trocam sua frota por veículos pesados movidos a gás buscam certificações que reconheçam a pegada menor de carbono, aumentando, inclusive, a sua capacidade de obter linhas de crédito diferenciadas.

De acordo com informações do Denatran, até junho deste ano, a frota mineira de veículos pesados teve um aumento de 346,7% nos últimos cinco anos, se considerarmos veículos 100% Gás Natural.

Se avaliarmos os números de veículos que utilizam diesel/Gás Natural, o crescimento foi ainda maior: 850% de 2019 a 2024.

Veículos leves que utilizam o gás natural veicular como combustível também apresentaram um crescimento no mesmo período, cerca de 5,7% nos últimos cinco anos.

Autonomia

De acordo com estudos da Companhia para o cenário do Gás Natural Veicular em julho de 2024 mostram que, ao abastecer R$ 100 de GNV, é possível percorrer 391 km, considerando a média de consumo dos veículos leves e utilitários, com um custo de R$ 0,26 /km.

Ao avaliar o GNV para veículos pesados, as simulações apontam para um rendimento de até 419 km de GNV comparado com os 345 km feitos com diesel.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Notícias relacionadas
Fique por dentro do que acontece na Gasmig
Pular para o conteúdo