Os motoristas que passam pela grande BH possuem mais uma unidade de abastecimento de GNV disponível.
O posto fica localizado no bairro Guarani (Av. Saramenha) em Belo Horizonte.
Durante a inauguração, ocorrida na sexta-feira (30/08), foi realizada uma promoção no preço do GNV, além da oferta de um café da manhã e brindes para os motoristas.
Colaboradores da Gasmig, que integram a equipe da Gerência de Comercialização de GNV marcaram presença durante todo o evento.
Mais seguro e econômico
O motorista de aplicativo, Paulo César, fez questão de ressaltar a economia que tem ao utilizar o GNV em seu carro.
“Este já é meu terceiro veículo com GNV. Eu rodo o dia inteiro e, utilizando o GNV, tenho uma grande economia”, informou.
Ele ressalta, ainda, a importância de possuir um kit gás atualizado e manter as manutenções sempre em dia.
“Eu, particularmente, nunca tive problema de ressecamento com o uso de GNV. As pessoas que reclamam deste problema, provavelmente, não efetuam a manutenção de seus veículos”, disse Paulo César.
Procedimentos de segurança
Em primeiro lugar, é preciso verificar se componentes e cilindros possuem a marca da certificação no produto ou na embalagem, composta pela logomarca do INMETRO e do organismo certificador.
Não aceite peças usadas, cilindro recondicionado ou de procedência desconhecida. Caso haja pequenos defeitos, não tente consertá-los. Procure a oficina instaladora.
Não rode com qualquer tipo de vazamento. Assim que notar algo suspeito, procure a assistência técnica. Ou seja, não permita que curiosos mexam na regulagem do seu carro.
A cada cinco anos o cilindro precisa ser reavaliado e este procedimento só pode ser realizado por empresa certificada pelo Inmetro.
Segurança no abastecimento de GNV
Na hora de abastecer seu veículo, também existem algumas medidas que podem ser tomadas para uma maior tranquilidade.
Em primeiro lugar, é expressamente proibida a utilização de cilindros clandestinos (botijão de gás de cozinha, ar comprimido, oxigênio, entre outros) em veículos abastecidos com GNV.
O uso de outros cilindros, compromete a sua segurança e traz grandes riscos a todos.
Ao abastecer, saia do carro e abra o porta-malas antes de iniciar o procedimento. Não fume ou fale ao celular ao abastecer.
O abastecimento não pode ser realizado por pessoas não autorizadas e não treinadas.
O aterramento elétrico é condição indispensável para o início do abastecimento pelo frentista.
A pressão de abastecimento não pode ultrapassar 220 bar. O kit e os cilindros são dimensionados para suportar 1,5 vezes a pressão nominal de operação. Acima disso, pode causar vazamentos no sistema, o que diminui a vida útil do equipamento e aumenta o risco de acidentes.
Certifique-se de que a mangueira de abastecimento de GNV foi desconectada antes de arrancar (principalmente em veículos cujo abastecimento é traseiro).
Portaria do Inmetro
A portaria 133/23 do Inmetro trouxe mudanças no regulamento de requalificação de cilindros destinados ao armazenamento de GNV.
Ela estabelece prazos de validade para cilindros fabricados segundo norma diferente da ISO11439 e indica as condições e procedimentos para a destruição de cilindros condenados pelo requalificador, de forma a impedir que os mesmos sejam reutilizados indevidamente, o que pode resultar em graves acidentes.
Os proprietários de veículos que tenham GNV como combustível poderão identificar a condição da validade do seu cilindro junto ao organismo de inspeção de segurança veicular, ou por meio da empresa que fez a instalação do sistema de GNV ou que realiza o serviço de requalificação do cilindro.
Corredores de GNV em Minas
A infraestrutura e tecnologia oferecida pela Gasmig, garante que em postos de revendedores de GNV do estado, veículos leves e pesados operem com motores movidos a GNV com a segurança e eficiência de recarga em suas rotas.
Além disso, traz benefícios como a redução significativa de emissões de poluentes (Cerca de até 30% menos de CO2 e 96% menos de material particulado), gerando economia para empresas de transporte e um futuro mais sustentável para o estado e para o país.
Os investimentos contínuos da Companhia mineira já possibilitaram a criação de quatro corredores de GNV que dão acesso aos outros três estados da região Sudeste e à Bahia.
São eles o Corredor GNV BH-Rio – BR-040, Corredor GNV Fernão Dias – BR-381, Corredor GNV Vitória – BR-381/262 e Corredor GNV Rio-Bahia – BR-116/381.
O principal objetivo é garantir, ao menos, um posto GNV a cada 400km de distância nas principais rodovias que ligam Minas a outros estados, permitindo o alcance de regiões estratégicas.
Assim, a Gasmig espera alcançar três novos postos com oferta de GNV em rodovias estaduais e federais até o final de 2025. A Companhia quer, ainda, adicionar outros oito postos, até o final de 2026, previstos nas metas da Segunda Revisão Tarifária Periódica, totalizando 71.