Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gasmig inicia compra de combustível renovável

Compartilhe:

Gasmig abre chamada pública

Biometano favorece a troca de matriz energética; propostas podem ser encaminhadas até o final de dezembro

Gasmig abre chamada pública
Crédito: Planeta Campo – André Gustavo

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) abriu a primeira chamada pública para aquisição de biometano.

Afinal, este é um procedimento é feito pelo Estado para executar atividades ou projetos que tenham interesse público.

Todavia, as propostas devem ser encaminhadas para o endereço eletrônico compradegas@gasmig.com.br até o dia 22/12, conforme o processo de chamada pública Nº05/2023.

A data de previsão de conclusão desta Chamada é em 31 de julho de 2024.

De acordo com o termo de referência da concorrência a proposta comercial deve ser feita por empresas habilitadas para oferecer gás, interligado a uma unidade de produção de biometano no Estado de Minas Gerais.

Ou, ainda, biometano disponibilizado nos Pontos de Entrega de Barbacena, Betim II, Brumadinho, Juiz de Fora (Chapéu D’uvas), São Brás do Suaçuí II e Jacutinga, atendidos pelo sistema de transporte da Nova Transportadora do Sudeste – NTS.

A proposta

Com efeito, no termo a ser encaminhado à Gasmig, é preciso constar informações como preço do gás, em reais por metro cúbico.

Além disso, também é preciso informar o volume capaz de atender a demanda da Gasmig em metros cúbicos por dia de gás; e garantias de fornecimento.

As propostas devem ter validade de 150 dias. Sendo assim, após a análises, as empresas selecionadas vão participar de uma etapa de negociação com a área responsável pela aquisição de gás.

O Biometano

Este tipo de gás é um produto derivado da purificação do biogás que, por sua vez, é o gás retirado do processo de decomposição anaeróbica (na ausência de oxigênio) de resíduos orgânicos.

Dessa maneira, estes resíduos orgânicos podem vir de lixo, esgoto urbano, agricultura, pecuária, suinocultura e gado leiteiro.

Composição

O biogás tem em sua composição principalmente a presença do metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), variando entre 50 a 70% do total, e, em menores quantidades, aparecem o gás sulfídrico (H2S), a umidade (H2O) e outros gases, como o nitrogênio (N2).

Por que usar

O aumento da busca por biometano demonstra uma grande preocupação da era moderna com combustível renovável.

Em um mundo onde a maioria das matrizes energéticas e dos fertilizantes são derivados de fontes fósseis, como o petróleo ou o gás natural.

Contudo, estão concentradas na mão de poucos e grandes produtores, a insegurança energética e alimentar é imensa.

Nesse ínterim, combustíveis fósseis são altamente prejudiciais para a natureza.

Isso ocorre devido a sua alta emissão de gases de efeito estufa (GEE), que aceleram o aquecimento global. Alternativas baseadas em energia renovável é necessária e urgente.

Por certo, o biometano é uma das soluções mais promissoras na substituição de um combustível fóssil e altamente poluente, para uma alternativa de combustível renovável, com menos emissão de GEE e mais autonomia dos países produtores.

Clique aqui para baixar os arquivos que contém informações adicionais.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

investimento

Investimento de R$ 5,8 bilhões e ampliação de oferta de Gás Natural

Gasmig pretende ampliar redes de distribuição em diversas localidades do Estado A Gasmig vai fazer um investimento na ordem de R$5,8 bilhões na ampliação do seu sistema de distribuição de...
19 junho 2024
cromatógrafo

Gasmig realiza manutenção preventiva em cromatógrafos

A Companhia realizou manutenção preventiva em cromatógrafos para análise do Gás Natural em seis estações. (Jacutinga, Chapéu D’uvas, Igrejinha, São Brás, Betim e Brumadinho). A manutenção preventiva regular previne falhas...
18 junho 2024
IOT

Gasmig participa do IOT Solutions Congress Brasil

A Gasmig enviou representantes para o IOT Solutions Congress Brasil, que é a edição brasileira do IOT Solutions World Congress, um encontro internacional anual para líderes da indústria, especialistas em...
18 junho 2024
Conexão Empresarial

Presidente e diretor da Gasmig marca presença no Conexão Empresarial Anual Araxá 2024

O Presidente da Gasmig, Gilberto Valle, e o Diretor Administrativo da Gasmig, Marcos Montes representaram a Companhia no evento a Companhia no evento Conexão Empresarial Anual Araxá 2024, no município...
14 junho 2024
solo

Gasmig traça diretrizes para mitigar degradação do solo

A alteração do uso do solo tem uma série de impactos significativos que afetam o meio ambiente, a economia e a sociedade. Com o objetivo de minimizar estas ações, a...
13 junho 2024
Minas Summit

Gasmig vai marcar presença no Minas Summit

A Gasmig está patrocinando o maior encontro de inovação corporativa de Minas Gerais. O Minas Summit, que acontece entre os dias 26 e 27 de junho no Minascentro, oferece oportunidades...
12 junho 2024
Pular para o conteúdo