Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Lançado livro que valoriza a gastronomia como valor da família e da cultura mineira

Compartilhe:

família e da cultura mineira

Foi lançado, nesta terça-feira (21/11) o livro “Nossos momentos – Cultura, família e sabores”, que valoriza a gastronomia como valor da família e da cultura mineira.

O trabalho, que contou com o patrocínio da Gasmig, destaca o jeito mineiro de preparar uma mesa para os momentos mais informais, o dia a dia com a família e para os mais sofisticados e requintados.

O presidente da Gasmig, Gilberto Moura Valle Filho, fez questão de marcar presença no lançamento.

Valor da família e da cultura mineira

família e da cultura mineiraEm Minas Gerais, cozinhar e receber bem, tem origem nas raízes dos primeiros habitantes e nos seus pratos.

Com efeito, ao longo dos tempos, influências culturais como a africana, a portuguesa, juntamente com a dos nativos, foram se incorporando no modo de vida dos povoamentos espalhados pelo território mineiro.

Assim sendo, a culinária do Estado, que atende uma das necessidades primárias da sociedade, também foi se transformando e se aprimorando.

Dessa forma, deu origem a uma gastronomia singular, que passou a ser um dos principais valores da cultura de Minas Gerais.

Sem dúvidas, uma alquimia de costumes e sabores que elevou a comida mineira ao status de uma das mais ricas e saborosas do Brasil.

Tradição

A cultura mineira está amplamente ligada à família e à hospitalidade.

Em poucas palavras, na tradição mineira, reunir se com os familiares e os amigos está sempre vinculado a comida.

Com toda a certeza, mesmo que seja apenas um cafezinho, será acompanhado de uma quitanda, como um delicioso pão de queijo quentinho.

Alimentos tradicionais e releituras

O livro também aborda os traços dos costumes e as bases da alimentação, trazidas pelos colonizadores que muito influenciaram o povo de Minas Gerais e resultaram na cultura e no jeito de ser do mineiro.

Nesse sentido, cada capítulo fala sobre os diversos momentos da família mineira, ao se reunirem com familiares e amigos.

Assim sendo, cada um desses momentos é finalizado com deliciosas receitas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Gasmig possui cinco contrato com supridoras de moléculas de gás

A Gasmig tem cinco contratos com supridoras de moléculas de gás. Os contratos foram formalizados e publicados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atualmente, a Companhia...
27 fevereiro 2024
Festival do Japão em Minas

Festival do Japão em Minas chega com gás total

O Festival do Japão em Minas, que acontece nos dias 01, 02 e 03/03 no Expominas, tem como objetivo divulgar e fomentar a cultura japonesa entre os mineiros e nipo-brasileiros...
27 fevereiro 2024
Escritório de Projetos

Lançada a segunda etapa de estruturação do Escritório de Projetos

Foi lançado, na última sexta-feira (23/02), a segunda etapa da estruturação do Escritório de Projetos (EP), que é uma estrutura de apoio para a gestão dos projetos corporativos. O principal...
26 fevereiro 2024
gás natural

Rede de gás natural no bairro Eldorado está sendo ampliada

As obras de ampliação da rede de gasodutos da Gasmig no bairro Eldorado (Contagem) foram iniciadas. Em breve, várias residências e comércios poderão aproveitar essa fonte de energia mais prática,...
20 fevereiro 2024
parada programada

CD-Mant realiza parada programada no ponto de entrega de Chapéu D’uvas

Efetuar a substituição de uma das válvulas da Estação de Gás que apresentava falhas. Este foi o motivo de uma parada programada no fornecimento de gás do ponto de entrega...
19 fevereiro 2024
tarifas mais baratas do mercado industrial

Segundo a Firjan, Gasmig pratica uma das tarifas mais baratas do mercado industrial

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a Gasmig pratica uma das tarifas mais baratas do mercado industrial. O cálculo foi feito pela...
15 fevereiro 2024
Pular para o conteúdo