Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Lançado livro que valoriza a gastronomia como valor da família e da cultura mineira

Compartilhe:

família e da cultura mineira

Foi lançado, nesta terça-feira (21/11) o livro “Nossos momentos – Cultura, família e sabores”, que valoriza a gastronomia como valor da família e da cultura mineira.

O trabalho, que contou com o patrocínio da Gasmig, destaca o jeito mineiro de preparar uma mesa para os momentos mais informais, o dia a dia com a família e para os mais sofisticados e requintados.

O presidente da Gasmig, Gilberto Moura Valle Filho, fez questão de marcar presença no lançamento.

Valor da família e da cultura mineira

família e da cultura mineiraEm Minas Gerais, cozinhar e receber bem, tem origem nas raízes dos primeiros habitantes e nos seus pratos.

Com efeito, ao longo dos tempos, influências culturais como a africana, a portuguesa, juntamente com a dos nativos, foram se incorporando no modo de vida dos povoamentos espalhados pelo território mineiro.

Assim sendo, a culinária do Estado, que atende uma das necessidades primárias da sociedade, também foi se transformando e se aprimorando.

Dessa forma, deu origem a uma gastronomia singular, que passou a ser um dos principais valores da cultura de Minas Gerais.

Sem dúvidas, uma alquimia de costumes e sabores que elevou a comida mineira ao status de uma das mais ricas e saborosas do Brasil.

Tradição

A cultura mineira está amplamente ligada à família e à hospitalidade.

Em poucas palavras, na tradição mineira, reunir se com os familiares e os amigos está sempre vinculado a comida.

Com toda a certeza, mesmo que seja apenas um cafezinho, será acompanhado de uma quitanda, como um delicioso pão de queijo quentinho.

Alimentos tradicionais e releituras

O livro também aborda os traços dos costumes e as bases da alimentação, trazidas pelos colonizadores que muito influenciaram o povo de Minas Gerais e resultaram na cultura e no jeito de ser do mineiro.

Nesse sentido, cada capítulo fala sobre os diversos momentos da família mineira, ao se reunirem com familiares e amigos.

Assim sendo, cada um desses momentos é finalizado com deliciosas receitas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Centro-Oeste

Respeito à natureza é prioridade durante construção do Gasoduto Centro-Oeste

Respeito. Esta é a palavra-chave da Gasmig quando se trata de cuidar da fauna e onde está construindo seus gasodutos. Prova disso é a postura da Companhia com relação aos...
10 julho 2024
desenvolvimento

Gasmig completa 38 anos tendo desenvolvimento como força de atuação

Prestes a completar 38 anos de sua fundação (15/07), a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) tem apresentado constante desenvolvimento nos últimos anos e conquistado marcas importantes.  Até 2033,...
9 julho 2024
Gás Natural

Gás Natural é importante fator de desenvolvimento para Minas e para o Brasil

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que apenas 14% das empresas do setor no Brasil utilizam gás natural no processo produtivo. Os dois principais motivos citados para...
3 julho 2024
COP BH

Gasmig tem acordo de cooperação com COP-BH, que completa 10 anos

O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) comemorou 10 anos de atuação na capital mineira. A Gasmig possui um Acordo de Cooperação Técnica com o Município de Belo...
2 julho 2024
clientes ligados

Gasmig atinge marca de 100 mil clientes ligados

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) atingiu o marco de 100 mil clientes ligados. O Contrato de concessão previa que a Companhia chegasse a esta marca em dezembro...
27 junho 2024
Minas Summit

Gasmig participa do painel “Minas e suas matrizes econômicas”, no Minas Summit

O Diretor Técnico Comercial da Gasmig, Rodrigo Pazini, participou do painel “Minas e suas matrizes econômicas”, durante o Minas Summit, nesta quarta-feira (26/06). Ao falar sobre inovação, o Diretor Técnico...
26 junho 2024
Pular para o conteúdo