Campanha interna de vacinação tem adesão de mais de 85% dos colaboradores da Gasmig

vacinação

Os colaboradores da Gasmig aderiram à campanha de vacinação de 2024. Ao todo, 85,42% receberam a dose do imunizante “Influenza tetravalente”.

Fornecida pela Clínica Imunizar, a vacina foi disponibilizada para os colaboradores no período de março a julho deste ano. Neste intervalo, foram aplicadas 299 doses.

Apesar dos bons números, a adesão foi menor que em 2023, quando 90,2% dos colaboradores receberam a dose da vacina.

O investimento total da Companhia para disponibilizar o imunizante para os seus colaboradores foi no valor de R$ 21.528,00.

De acordo com a SSB (Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Bem-Estar), além de promover a saúde do trabalhador e contratados, os resultados alcançados foram uma negociação assertiva no valor da dose e custo zero com sobras de doses não utilizadas, bem como flexibilidade do fornecedor para atender as especificidades de cada patrocinadora.

A Vacina

A vacina contra a gripe protege durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo os casos de agravamento da doença, as internações e os óbitos. Também diminui a disseminação do vírus na comunidade. Por isso, quando mais pessoas vacinadas, maior proteção para todos.

Elas interagem com o sistema imunológico e produzem uma resposta imunitária similar àquela gerada por infecções naturais, mas sem causar adoecimento e sem colocar a pessoa imunizada em risco de sofrer as possíveis complicações de uma enfermidade.

A vacinação contra a gripe é a melhor forma para garantir proteção contra a doença. O imunizante age para estimular a produção de anticorpos contra o vírus da Influenza. Elas são comprovadamente eficazes e protegem contra as cepas atualizadas, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dúvidas comuns

Vacinação na Gravidez

A gripe, causada pelo vírus da Influenza, pode afetar até 11% de mulheres grávidas e trazer consequências graves, como problemas respiratórios, aborto ou morte fetal, e os bebês podem nascer com baixo peso após uma infecção na gestação.

A vacina contra a gripe é segura, eficiente e incapaz de causar qualquer problema à mulher ou ao bebê. Elas são monitoradas quanto a efeitos adversos, passam por revisões técnicas e estudos clínicos que garantem que a vacina não aumenta o risco de aborto, morte fetal ou malformações durante a gestação.

Contraindicação

A vacina não é recomendada para crianças menores de 6 meses de idade e também não deve ser administrada em indivíduos com história de reação alérgica grave às proteínas do ovo (ovo ou produtos derivados do ovo), às proteínas da galinha e a qualquer componente da vacina.

Covid-19

Pessoas que tiveram covid-19 devem tomar a vacina contra a gripe, com a atenção de adiar a vacinação até a melhora do quadro, para que não sejam atribuídas à vacina as manifestações da doença.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo