Colaboradores de três gerencias da Gasmig fizeram uma visita técnica à Companhia de Gás do Ceará – CEGÁS.
O objetivo era compreender melhor procedimentos e técnicas que possibilitem a injeção de Biometano na rede de distribuição de gás natural.
Para Eduardo Metzker, esta visita vai contribuir para viabilizar a diversificação da nossa matriz de suprimento de gás o Biometano.
“Durante a visita, confirmamos a importância da definição do ponto de injeção de biometano na rede de gás natural convencional, da engenharia do misturador dos gases, da cromatografia após a mistura para garantir a medição correta dos clientes, e o monitoramento e controle de todo o processo, disse.
Diversificação de matriz energética
Já para Daniele Dias, a utilização do biometano na Gasmig é uma iniciativa estratégica que visa a diversificação da matriz energética e a promoção de soluções mais sustentáveis.
A Gerente de Projetos e Gestão Ambiental ressaltou a receptividade dos colaboradores da Companhia Cearense.
“Foi umas das visitas técnicas mais fantástica que fizemos. Uma recepção fantástica da Companhia de Gás do Ceará nas pessoas do Jardel Alves da Gerência de Engenharia e David Rubens da Gerência de Operação e Manutenção, que nos presentearam com o compartilhamento e aprendizado do mundo da distribuição do biometano e gás natural convencional”, ratificou.
Lucas Gomes, Gerente de Regulação e Aquisição de Gás, Eduardo Metzker, Gerente de Operação e Manutenção, e Daniele Dias, Gerente de Projetos e Gestão Ambiental, foram os técnicos da Gasmig que participaram da visita.
Lucas Gomes, Gerente de Regulação e Aquisição de Gás falou sobe importância da visita para compreender melhor o fornecimento de Biometano. “Nos apresentaram todas as etapas, percalços e pontos de atenção que a Gasmig precisa se atentar no seu projeto, de modo a evitar problemas que outras companhias já tiveram. Tivemos, ainda, a oportunidade de conversar com a área de suprimentos e regulação, compartilhando experiências e percebendo que os desafios são muito similares”, finalizou.
O Biometano
Este tipo de gás é um produto derivado da purificação do biogás que, por sua vez, é o gás retirado do processo de decomposição anaeróbica (na ausência de oxigênio) de resíduos orgânicos.
Dessa maneira, estes resíduos orgânicos podem vir de lixo, esgoto urbano, agricultura, pecuária, suinocultura e gado leiteiro.
Composição
O biogás tem em sua composição principalmente a presença do metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), variando entre 50 a 70% do total, e, em menores quantidades, aparecem o gás sulfídrico (H2S), a umidade (H2O) e outros gases, como o nitrogênio (N2).
Por que usar
O aumento da busca por biometano demonstra uma grande preocupação da era moderna com combustível renovável.
Em um mundo onde a maioria das matrizes energéticas e dos fertilizantes são derivados de fontes fósseis, como o petróleo ou o gás natural.
Contudo, estão concentradas na mão de poucos e grandes produtores, a insegurança energética e alimentar é imensa.
Nesse ínterim, combustíveis fósseis são altamente prejudiciais para a natureza.
Isso ocorre devido a sua alta emissão de gases de efeito estufa (GEE), que aceleram o aquecimento global. Alternativas baseadas em energia renovável é necessária e urgente.
Por certo, o biometano é uma das soluções mais promissoras na substituição de um combustível fóssil e altamente poluente, para uma alternativa de combustível renovável, com menos emissão de GEE e mais autonomia dos países produtores.