Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gasoduto Virtual Gasmig contribui para o desenvolvimento regional

Compartilhe:

gasoduto virtual
gasoduto virtual
Fotos: Darlan Cozendey

A instalação de um gasoduto virtual Gasmig pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social de diversas regiões do estado.

Antes de mais nada, o gasoduto virtual é um sistema que permite o transporte de gás natural na forma de gás natural comprimido (GNC) para locais onde não há redes de gasodutos disponíveis.

Ou seja, é um método alternativo de transporte de gás natural para locais onde não há redes de gasodutos disponíveis.

Em suma, o GNC é transportado por rodovias (utilizamos caminhões que utilizam o GNV) em módulos acoplados a plataformas móveis (caminhões, no caso da Gasmig).

Ao passo que o produto chega ao destino, o módulo é conectado a uma estação de descompressão para pronto consumo, nos níveis exigidos.

Sendo assim, após a descompressão do gás natural, que pode ser utilizado por comunidades, indústrias, postos de gasolina, entre outros.

Nesse sentido, o gasoduto virtual contribui para a transição de matriz energética, já que permite substituir o consumo de combustíveis tradicionais, como: gasolina, diesel e GLP, por um combustível menos poluente.

Gasoduto Virtual em Extrema/MG

O município de Extrema, região sul de Minas Gerais, conta com um gasoduto virtual que atende a fábrica da Bauducco, por exemplo.

Em síntese, esta é uma medida que beneficia todos os setores da economia da cidade, uma vez que proporciona competitividade.

O gás natural

É um combustível fóssil composto por uma mistura de hidrocarbonetos como o metano e o etano.

Em síntese, ele é oriundo da degradação de matéria orgânica ao longo de milhares de anos e sob condições ideais de pressão e temperatura.

Em outras palavras, o gás natural é encontrado em depósitos subterrâneos, a pelo menos 500 metros de profundidade, acumulados em rochas porosas no subsolo terrestre ou marinho.

Com efeito, mesmo considerado um recurso não renovável, é uma fonte de energia mais limpa e eficiente que produtos derivados do petróleo.

As vantagens

Com toda a certeza, uma das principais vantagens é o fato de ter menos impacto ambiental, já que emiti menos gases poluentes na atmosfera do que os derivados de petróleo e carvão mineral.

Além disso, apresenta ainda alta produtividade e um maior nível de segurança, já que não precisa ser armazenado em vasilhames.

A saber, se dissipa mais rapidamente no ar, além de possuir transporte facilitado pelos gasodutos, o que o torna mais ágil e dinâmico.

Com efeito, o gás natural possibilita uma combustão com elevado rendimento térmico, bem como controle e regulagem simples da chama.

Desse modo, é consegue-se obter reduções na intensidade de consumo de energia na indústria, no comércio ou em residências.

Uso residencial e comercial

Existem muitas formas de utilizar o gás natural nas residências.

Por exemplo, a lareira a gás natural é uma opção segura e ecologicamente amigável, já que proporciona o charme e o aconchego de uma lareira convencional, sem fumaça, cinzas e necessidade de reposição constante de madeira.

Nesse ínterim, sua utilização na cozinha (fogão, cooktop, forno e churrasqueira) proporciona um cozimento preciso, rápido e uniforme.

Nesse sentido, também pode ser utilizado em um sistema de aquecedor de passagem, garantindo uma disponibilidade imediata de água aquecida sempre que necessário.

Finalmente, pode ser utilizado em sistemas de aquecimento de pisos, secadoras de roupas, sistemas de climatização, aquecimento de piscinas e distribuição de água quente em condomínio.

Uso industrial

Os benefícios do uso do gás natural na indústria são:

  • Automotiva: a otimização dos recursos energéticos é uma das características que o gás natural proporciona, como nas estufas de secagem de pinturas e moldes, maçaricos de acabamento, fornos de tratamento térmico, caldeiras, entre outras.
  • Siderurgia: quando injetado nos fornos elétricos a arco, o gás natural gera uma redução no consumo de energia elétrica e aumenta a taxa de entrada de energia no forno diminuindo o tempo necessário à fusão da carga. Isso significa aumento da produtividade e a redução do tempo para a produção do aço.
  • Climatização: um motor a gás natural funcionando em baixa rotação pode transmitir movimento aos compressores, fazendo o fluido refrigerante rodar pelo sistema. As vantagens são muitas, mas o maior destaque é a segurança, o custo operacional e a o sistema de operações.
  • Metalurgia: maior eficiência em processos de tratamento térmico, eliminação de manutenções contínuas e estocagem de combustíveis, o gás natural é mais que uma opção: é a melhor escolha para empresas que buscam a competitividade e a redução de custos.
  • Textil: o gás natural impacta diretamente na melhoria da produtividade da indústria têxtil porque pode entrar em operação rapidamente, dispensa a necessidade de estocagem e chega até a empresa por meio de canalização segura e eficiente. Minimiza poluição e colabora com o impacto ambiental
  • Gás Natural Veicular: é o combustível alternativo que oferece mais economia, segurança e sustentabilidade para empresas, seja uma frota de veículos leves ou pesados. O GNV produz menos emissão de poluentes atmosféricos e por isso apresenta uma sustentabilidade acima de outros produtos similares.

Preocupação com sustentabilidade

A Companhia abriu, ainda em 2023, a primeira chamada pública para aquisição de biometano.

Antes de mais nada, este tipo de gás é um produto derivado da purificação do biogás que, por sua vez, é o gás retirado do processo de decomposição anaeróbica (na ausência de oxigênio) de resíduos orgânicos.

O biogás tem em sua composição principalmente a presença do metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), variando entre 50 a 70% do total, e, em menores quantidades, aparecem o gás sulfídrico (H2S), a umidade (H2O) e outros gases, como o nitrogênio (N2).

Por certo, o biometano é uma das soluções mais promissoras na substituição de um combustível fóssil e altamente poluente, para uma alternativa de combustível renovável, com menos emissão de GEE e mais autonomia dos países produtores.

Posto GNV Sustentável

A Gasmig lançou o projeto Posto GNV Sustentável, que tem apoio em pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social.

Esta é uma parceria entre a Gasmig, o Energia Livre Cemig e a Cemig Sim e tem como objetivo transformar o setor de Revenda de Gás Natural Veicular em Minas Gerais.

Os postos que participarem do projeto Posto GNV Sustentável vão utilizar energia 100% renovável com o Certificado de Energia Renovável.

Ao mesmo tempo, contribuir para a redução do custo de operação dos clientes da Gasmig, no segmento automotivo (Postos GNV).

Além disso, visa alcançar as metas do Plano Estadual de Ação Climática – PLAC-MG, bem como na redução do preço do GNV para os clientes finais.

Só para exemplificar, estes usuários são, em sua maioria, são motoristas de aplicativos, taxistas e trabalhadores autônomos.

Dessa forma, com a economia obtida com o GNV, os consumidores terão um reforço em seu orçamento doméstico, gerando um grande impacto social.

Para ter acesso a mais informações sobre o projeto Posto GNV Sustentável, clique aqui.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Centro-Oeste

Respeito à natureza é prioridade durante construção do Gasoduto Centro-Oeste

Respeito. Esta é a palavra-chave da Gasmig quando se trata de cuidar da fauna e onde está construindo seus gasodutos. Prova disso é a postura da Companhia com relação aos...
10 julho 2024
desenvolvimento

Gasmig completa 38 anos tendo desenvolvimento como força de atuação

Prestes a completar 38 anos de sua fundação (15/07), a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) tem apresentado constante desenvolvimento nos últimos anos e conquistado marcas importantes.  Até 2033,...
9 julho 2024
Gás Natural

Gás Natural é importante fator de desenvolvimento para Minas e para o Brasil

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que apenas 14% das empresas do setor no Brasil utilizam gás natural no processo produtivo. Os dois principais motivos citados para...
3 julho 2024
COP BH

Gasmig tem acordo de cooperação com COP-BH, que completa 10 anos

O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) comemorou 10 anos de atuação na capital mineira. A Gasmig possui um Acordo de Cooperação Técnica com o Município de Belo...
2 julho 2024
clientes ligados

Gasmig atinge marca de 100 mil clientes ligados

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) atingiu o marco de 100 mil clientes ligados. O Contrato de concessão previa que a Companhia chegasse a esta marca em dezembro...
27 junho 2024
Minas Summit

Gasmig participa do painel “Minas e suas matrizes econômicas”, no Minas Summit

O Diretor Técnico Comercial da Gasmig, Rodrigo Pazini, participou do painel “Minas e suas matrizes econômicas”, durante o Minas Summit, nesta quarta-feira (26/06). Ao falar sobre inovação, o Diretor Técnico...
26 junho 2024
Pular para o conteúdo