Gás natural garante eficiência energética e economia para indústrias

indústria economia

O gás natural é uma solução energética mais limpa, segura, eficiente e que dispensa armazenamento, o gás natural está presente nos setores de siderurgia, metalurgia, mineração, alimentício, bebidas, têxtil, entre outros.

Além da pureza e ausência de contaminantes, bem como a eficiência da queima, o gás natural pode ser usado diretamente nos fornos, com maior aproveitamento da energia térmica liberada em sua queima.

Dessa forma, quando utilizado para a geração de vapor, visando higienização ou cocção, o gás natural possibilita maior rendimento e redução dos gastos com manutenção, pois evita a formação de crostas nos tubos, assegurando, ainda, um ambiente isento de fuligem.

Além da redução dos custos de energia e manutenção, em comparação com os fornos elétricos, o gás propicia um melhor controle da temperatura interna, refletindo-se em uma produção homogênea e de qualidade assegurada.

Economia de Nova Lima impulsionada pelo Gás Natural

O gás natural é propulsor da economia, além de ser mais seguro, prático e sustentável. Em indústrias, para além da economia financeira, a baixa ou quase nula manutenção de equipamentos garante o aumento da produtividade e, por consequência, a melhoria da condição econômica.

economiaO bairro Jardim Canadá, Nova Lima, é um polo cervejeiro, contando com 16 empreendimentos do setor.

O sócio proprietário da Cervejaria Verace, Túlio Pinto da Silva, falou sobre os motivos que levaram à migrar do GLP para o Gás Natural.

“Fizemos a migração para o gás natural há pouco tempo. Nós utilizamos GLP ao longo de oito anos e tivemos vários problemas, principalmente com variação de temperatura, problemas com vazamentos”, conta Túlio Silva.

O sócio proprietário da Verace conta que não teve dúvidas recebeu a oferta de Gás Natural para sua empresa. “Quando a Gasmig apresentou o projeto de instalação do gás natural, acho que fomos os primeiros a embarcar. Nós já sabíamos que teríamos um processo mais controlado. A qualidade e a estabilidade da queima do gás natural são superiores ao GLP de uma maneira bastante importante”, relatou.

Túlio Silva, que também é mestre cervejeiro, revela que sua empresa utiliza o Gás Natural para mais de uma finalidade. “Nós utilizamos o gás natural como fonte de calor, principalmente no processo de mosturação, e no processo de pasteurização. Aqui na fábrica, ainda utilizamos no laboratório, na planta piloto, onde ocorrem vários testes, e em nossa destilaria”, explica.

Questionado se tem alguma dúvida sobre a utilização do produto, Túlio Silva foi enfático. “Toda a estabilidade do processo de geração de vapor, a baixíssima, ou praticamente nula, manutenção dos equipamentos, nos motivou a efetuar a troca. O gás natural nos traz, além de segurança, nos proporciona uma estabilidade de processo que, à médio e longo prazo, vai proporcionar uma economia financeira”, contou.

Benefícios

Os benefícios do uso do gás natural na indústria são:

  • Automotiva: a otimização dos recursos energéticos é uma das características que o gás natural proporciona, como nas estufas de secagem de pinturas e moldes, maçaricos de acabamento, fornos de tratamento térmico, caldeiras, entre outras.
  • Siderurgia: quando injetado nos fornos elétricos a arco, o gás natural gera uma redução no consumo de energia elétrica e aumenta a taxa de entrada de energia no forno diminuindo o tempo necessário à fusão da carga. Isso significa aumento da produtividade e a redução do tempo para a produção do aço.
  • Climatização: um motor a gás natural funcionando em baixa rotação pode transmitir movimento aos compressores, fazendo o fluido refrigerante rodar pelo sistema. As vantagens são muitas, mas o maior destaque é a segurança, o custo operacional e a o sistema de operações.
  • Metalurgia: maior eficiência em processos de tratamento térmico, eliminação de manutenções contínuas e estocagem de combustíveis, o gás natural é mais que uma opção: é a melhor escolha para empresas que buscam a competitividade e a redução de custos.
  • Textil: o gás natural impacta diretamente na melhoria da produtividade da indústria têxtil porque pode entrar em operação rapidamente, dispensa a necessidade de estocagem e chega até a empresa por meio de canalização segura e eficiente. Minimiza poluição e colabora com o impacto ambiental
  • Gás Natural Veicular: é o combustível alternativo que oferece mais economia, segurança e sustentabilidade para empresas, seja uma frota de veículos leves ou pesados. O GNV produz menos emissão de poluentes atmosféricos e por isso apresenta uma sustentabilidade acima de outros produtos similares.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo