Monitoramento de felinos ameaçados no entorno do gasoduto Centro-Oeste

felinos-ameacados-gasoduto

Foi identificada a presença de felinos ameaçados durante os estudos ambientais para o empreendimento do Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN) no Centro-Oeste.

As espécies identificadas foram o Leopardus guttulus (gato-do-mato-pequeno) e Herpailurus yagouaroundi (gato-mourisco), destacando a importância da área para a conservação dessas espécies.

Como medida mitigadora, a Gasmig implementou um Programa de Monitoramento de Felinos para acompanhar as interações desses animais com as obras do gasoduto.

As primeiras campanhas de monitoramento de felinos confirmaram a presença de até quatro animais, incluindo também a Puma concolor (suçuarana) e a Leopardus pardalis (jaguatirica), ambas ameaçadas em nível estadual classificadas pelo Copam (2010).

Foram feitas capturas de imagens e vídeos confirmando a presença dessas espécies em diversas áreas.

As principais ameaças à conservação incluem a degradação das paisagens naturais e a presença de animais domésticos, como gatos e cães, que competem com os felinos silvestres.

Com o avanço das obras do gasoduto, uma análise mais detalhada é esperada sobre a distribuição das espécies e os impactos do empreendimento na conservação dos felinos.

Avanço das obras do gasoduto Centro-Oeste

O Projeto Centro-Oeste é um sistema de distribuição de gás natural composto por um Linha Tronco em aço carbono de diâmetro nominal de 16 polegadas e cerca de 108km de extensão. Estas obras foram divididas em 2 lotes de execução simultânea.

Os gasodutos denominados “Linhas Laterais”, que serão construídos nas cidades atendidas, terão diâmetros diversos, variando entre 2″, 4″, 6″ e 10″ para os gasodutos em aço carbono e diâmetros de 63mm, 90mm e 125mm para os gasodutos em Polietileno de Alta Densidade – PEAD.

Ao todo, serão investidos aproximadamente R$800 milhões. De fato, a nova rede vai passar por Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme e Itaúna até chegar a Divinópolis.

Até dezembro de 2024, a Gasmig construiu 104km de rede, dos quais cerca de 92,2km são da Linha Tronco.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo