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Testado e comprovado: cilindro de GNV é seguro

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O Gás Natural Veicular (GNV), promove mais autonomia e mais sustentabilidade, além de atuar como combustível de transição na descarbonização de frotas leves e pesadas.

Contudo, uma das maiores preocupações de quem pretende adquirir um veículo movido a Gás Natural Veicular (GNV) é a segurança do cilindro de armazenamento.

Nesse sentido, existem algumas medidas para garantir a estabilidade e proteção do veículo e de seus ocupantes.

A instalação dos cilindros de GNV deve ser realizada por profissionais qualificados, uma vez que uma instalação mal feita pode comprometer a segurança do veículo e dos ocupantes.

Os cilindros de armazenagem possuem sistemas de válvulas e chaves que evitam o vazamento de gás. Contudo, caso ocorra, cortam a alimentação, evitando o escape.

Mas existem várias medidas de segurança que precisam ser adotadas para garantir a integridade do cilindro e a eficiência do GNV.

Procedimentos de segurança

Em primeiro lugar, é preciso verificar se componentes e cilindros possuem a marca da certificação no produto ou na embalagem, composta pela logomarca do INMETRO e do organismo certificador.

Não aceite peças usadas, cilindro recondicionado ou de procedência desconhecida. Caso haja pequenos defeitos, não tente consertá-los. Procure a oficina instaladora.

Não rode com qualquer tipo de vazamento. Assim que notar algo suspeito, procure a assistência técnica. Ou seja, não permita que curiosos mexam na regulagem do seu carro.

A cada cinco anos o cilindro precisa ser reavaliado e este procedimento só pode ser realizado por empresa certificada pelo Inmetro.

Segurança no abastecimento

Na hora de abastecer seu veículo, também existem algumas medidas que podem ser tomadas para uma maior tranquilidade.

Em primeiro lugar, é expressamente proibida a utilização de cilindros clandestinos (botijão de gás de cozinha, ar comprimido, oxigênio, entre outros) em veículos abastecidos com GNV.

O uso de outros cilindros, compromete a sua segurança e traz grandes riscos a todos.

Ao abastecer, saia do carro e abra o porta-malas antes de iniciar o procedimento. Não fume ou fale ao celular ao abastecer.

O abastecimento não pode ser realizado por pessoas não autorizadas e não treinadas.

O aterramento elétrico é condição indispensável para o início do abastecimento pelo frentista.

A pressão de abastecimento não pode ultrapassar 220 bar. O kit e os cilindros são dimensionados para suportar 1,5 vezes a pressão nominal de operação. Acima disso, pode causar vazamentos no sistema, o que diminui a vida útil do equipamento e aumenta o risco de acidentes.

Certifique-se de que a mangueira de abastecimento de GNV foi desconectada antes de arrancar (principalmente em veículos cujo abastecimento é traseiro).

Portaria do Inmetro

A portaria 133/23 do Inmetro trouxe mudanças no regulamento de requalificação de cilindros destinados ao armazenamento de GNV.

Ela estabelece prazos de validade para cilindros fabricados segundo norma diferente da ISO11439 e indica as condições e procedimentos para a destruição de cilindros condenados pelo requalificador, de forma a impedir que os mesmos sejam reutilizados indevidamente, o que pode resultar em graves acidentes.

Os proprietários de veículos que tenham GNV como combustível poderão identificar a condição da validade do seu cilindro junto ao organismo de inspeção de segurança veicular, ou por meio da empresa que fez a instalação do sistema de GNV ou que realiza o serviço de requalificação do cilindro.

Corredores de GNV em Minas

A infraestrutura e tecnologia oferecida pela Gasmig, garante que em postos de revendedores de GNV do estado, veículos leves e pesados operem com motores movidos a GNV com a segurança e eficiência de recarga em suas rotas.

Além disso, traz benefícios como a redução significativa de emissões de poluentes (Cerca de até 30% menos de CO2 e 96% menos de material particulado), gerando economia para empresas de transporte e um futuro mais sustentável para o estado e para o país.

Os investimentos contínuos da Companhia mineira já possibilitaram a criação de quatro corredores de GNV que dão acesso aos outros três estados da região Sudeste e à Bahia.

São eles o Corredor GNV BH-Rio – BR-040, Corredor GNV Fernão Dias – BR-381, Corredor GNV Vitória – BR-381/262 e Corredor GNV Rio-Bahia – BR-116/381.

O principal objetivo é garantir, ao menos, um posto GNV a cada 400km de distância nas principais rodovias que ligam Minas a outros estados, permitindo o alcance de regiões estratégicas.

Assim, a Gasmig espera alcançar três novos postos com oferta de GNV em rodovias estaduais e federais até o final de 2025. A Companhia quer, ainda, adicionar outros oito postos, até o final de 2026, previstos nas metas da Segunda Revisão Tarifária Periódica, totalizando 71.

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