Os veículos pesados movidos a Gás Natural Veicular (GNV) aquecem o mercado interno brasileiro e reforçam a preocupação das empresas com sustentabilidade.
Assim, a Scania anunciou a venda de 180 caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL).
A empresa considera o negócio como de grande relevância para o uso do GNL como combustível para o transporte rodoviário de longas distâncias no País.
Sobretudo, o uso do GNL no lugar do diesel prevê uma redução de até 20% nas emissões de CO2 dos caminhões.
Alternativa barata
o caminhão a gás natural se destaca por ser uma opção mais barata no que diz respeito ao consumo de combustível.
Há uma redução de até 15% quando se compara o GNV ao diesel e a combustíveis semelhantes.
A economia e a redução na poluição ambiental que o caminhão movido a gás oferece são diferenciais considerados quando se cogita a possibilidade de substituir o diesel.
No Brasil, existem modelos movidos a GNV, a biometano e a GNL (Gás Natural Liquefeito).
Vantagens de veículos pesados movidos a GNV
Além de diminuir a poluição e outros impactos ambientais, apresenta maior eficiência no consumo.
De acordo com a Abegás, o gás veicular proporciona economia de 43% a 58% quando comparado à gasolina e 44% a 60% em relação ao etanol.
Além disso, peças e componentes que entram em contato com o gás acumulam menos impurezas, diminuindo o desgaste do motor e o risco de estragá-lo.
Como resultado, caminhões que funcionam a GNV podem ser até 20% menos ruidosos que aqueles a combustão.
Queda do preço do GNV em MG
A Companhia de Gás Natural de Minas Gerais – Gasmig anunciou que o preço do GNV (Gás Natural Veicular) sofreu redução de -1,06%.
Sendo assim, a partir do dia 1º de fevereiro, o preço do combustível passa a ser R$ 2,9186/m³.
No acumulado dos últimos 12 meses, o preço do GNV apresenta queda de 5,17%.
Além do setor automotivo, o Gás Natural Comprimido (GNC) e o liquefeito (GNL) também tiveram reajuste para baixo.
Apesar do percentual de o valor ter reduzido apenas 0,18%, o valor acumulado de um ano é de redução de -13,77%.
Expansão dos corredores de GNV
De acordo com a companhia, está prevista a construção de dois ramais para atendimento a dois novos Postos GNV
O primeiro seria em Belo Horizonte (Região de Venda Nova) e outro na região de Sabará (BR 381).
Ainda em 2024, está prevista a expansão dos corredores de GNV, com o início da operação do Posto Graal Perdões, no Corredor Fernão Dias.
Decerto, ele vai contar com uma infraestrutura completa para o abastecimento de caminhões e ônibus 100% movidos a GNV/Biometano e/ou Diesel/GNV.
Também está previsto o início das obras de mais um novo Posto de GNV, com foco em veículos pesados, na cidade de Muriaé (BR 116), na Zona da Mata mineira.