Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Entenda o que são os biocombustíveis e sua importância

Compartilhe:

que são os biocombustíveis

Você sabe o que são os biocombustíveis e sua importância? Eles são feitos de matéria-prima orgânica e renovável.

Além disso, este tipo de combustível é utilizado na geração de energia elétrica, térmica e nos motores a combustão de veículos como carros, motocicletas e ônibus.

Dessa forma, os biocombustíveis são considerados fontes renováveis de energia, uma vez que resultam em menos impactos ao meio ambiente se com comparados a combustíveis fósseis.

Além disso, apresenta baixo custo de produção também para o consumidor final, que é mais baixo do que combustíveis como a gasolina e o diesel, por exemplo.

Sua importância

Os biocombustíveis são importantes para a economia de quem o produz e também para o meio ambiente.

Em síntese, as usinas de biocombustíveis são responsáveis pela economia de muitos municípios.

Além de reduzir a dependência de produtos derivados do petróleo, seu uso resulta em benefícios ao meio ambiente.

Ou seja, eles são essenciais para quem se preocupa com práticas mais sustentáveis, cujo objetivo é a redução dos impactos ambientais.

Biocombustíveis no Brasil

Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor mundial de energia por biocombustíveis, perdendo somente para os Estados Unidos.

O país dispõe de programas como o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), por exemplo.

Biogás

O biogás é um nome dado a uma mistura de gases obtida por meio da decomposição biológica de matéria orgânica.

Esta fonte de energia renovável é obtida em aterros sanitária, pântanos, interno de animais, etc.

O Biometano

Este tipo de gás é um produto derivado da purificação do biogás que, por sua vez, é o gás retirado do processo de decomposição anaeróbica (na ausência de oxigênio) de resíduos orgânicos.

Dessa maneira, estes resíduos orgânicos podem vir de lixo, esgoto urbano, agricultura, pecuária, suinocultura e gado leiteiro.

Composição

O biogás tem em sua composição principalmente a presença do metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), variando entre 50 a 70% do total, e, em menores quantidades, aparecem o gás sulfídrico (H2S), a umidade (H2O) e outros gases, como o nitrogênio (N2).

Por que usar

O aumento da busca por biometano demonstra uma grande preocupação da era moderna com combustível renovável.

Em um mundo onde a maioria das matrizes energéticas e dos fertilizantes são derivados de fontes fósseis, como o petróleo ou o gás natural.

Contudo, estão concentradas na mão de poucos e grandes produtores, a insegurança energética e alimentar é imensa.

Nesse ínterim, combustíveis fósseis são altamente prejudiciais para a natureza.

Isso ocorre devido a sua alta emissão de gases de efeito estufa (GEE), que aceleram o aquecimento global. Alternativas baseadas em energia renovável é necessária e urgente.

Por certo, o biometano é uma das soluções mais promissoras na substituição de um combustível fóssil e altamente poluente, para uma alternativa de combustível renovável, com menos emissão de GEE e mais autonomia dos países produtores.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

investimento

Investimento de R$ 5,8 bilhões e ampliação de oferta de Gás Natural

Gasmig pretende ampliar redes de distribuição em diversas localidades do Estado A Gasmig vai fazer um investimento na ordem de R$5,8 bilhões na ampliação do seu sistema de distribuição de...
19 junho 2024
cromatógrafo

Gasmig realiza manutenção preventiva em cromatógrafos

A Companhia realizou manutenção preventiva em cromatógrafos para análise do Gás Natural em seis estações. (Jacutinga, Chapéu D’uvas, Igrejinha, São Brás, Betim e Brumadinho). A manutenção preventiva regular previne falhas...
18 junho 2024
IOT

Gasmig participa do IOT Solutions Congress Brasil

A Gasmig enviou representantes para o IOT Solutions Congress Brasil, que é a edição brasileira do IOT Solutions World Congress, um encontro internacional anual para líderes da indústria, especialistas em...
18 junho 2024
Conexão Empresarial

Presidente e diretor da Gasmig marca presença no Conexão Empresarial Anual Araxá 2024

O Presidente da Gasmig, Gilberto Valle, e o Diretor Administrativo da Gasmig, Marcos Montes representaram a Companhia no evento a Companhia no evento Conexão Empresarial Anual Araxá 2024, no município...
14 junho 2024
solo

Gasmig traça diretrizes para mitigar degradação do solo

A alteração do uso do solo tem uma série de impactos significativos que afetam o meio ambiente, a economia e a sociedade. Com o objetivo de minimizar estas ações, a...
13 junho 2024
Minas Summit

Gasmig vai marcar presença no Minas Summit

A Gasmig está patrocinando o maior encontro de inovação corporativa de Minas Gerais. O Minas Summit, que acontece entre os dias 26 e 27 de junho no Minascentro, oferece oportunidades...
12 junho 2024
Pular para o conteúdo