Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gás natural garante eficiência energética e economia para indústrias

Compartilhe:

indústria economia

O gás natural é uma solução energética mais limpa, segura, eficiente e que dispensa armazenamento, o gás natural está presente nos setores de siderurgia, metalurgia, mineração, alimentício, bebidas, têxtil, entre outros.

Além da pureza e ausência de contaminantes, bem como a eficiência da queima, o gás natural pode ser usado diretamente nos fornos, com maior aproveitamento da energia térmica liberada em sua queima.

Dessa forma, quando utilizado para a geração de vapor, visando higienização ou cocção, o gás natural possibilita maior rendimento e redução dos gastos com manutenção, pois evita a formação de crostas nos tubos, assegurando, ainda, um ambiente isento de fuligem.

Além da redução dos custos de energia e manutenção, em comparação com os fornos elétricos, o gás propicia um melhor controle da temperatura interna, refletindo-se em uma produção homogênea e de qualidade assegurada.

Economia de Nova Lima impulsionada pelo Gás Natural

O gás natural é propulsor da economia, além de ser mais seguro, prático e sustentável. Em indústrias, para além da economia financeira, a baixa ou quase nula manutenção de equipamentos garante o aumento da produtividade e, por consequência, a melhoria da condição econômica.

economiaO bairro Jardim Canadá, Nova Lima, é um polo cervejeiro, contando com 16 empreendimentos do setor.

O sócio proprietário da Cervejaria Verace, Túlio Pinto da Silva, falou sobre os motivos que levaram à migrar do GLP para o Gás Natural.

“Fizemos a migração para o gás natural há pouco tempo. Nós utilizamos GLP ao longo de oito anos e tivemos vários problemas, principalmente com variação de temperatura, problemas com vazamentos”, conta Túlio Silva.

O sócio proprietário da Verace conta que não teve dúvidas recebeu a oferta de Gás Natural para sua empresa. “Quando a Gasmig apresentou o projeto de instalação do gás natural, acho que fomos os primeiros a embarcar. Nós já sabíamos que teríamos um processo mais controlado. A qualidade e a estabilidade da queima do gás natural são superiores ao GLP de uma maneira bastante importante”, relatou.

Túlio Silva, que também é mestre cervejeiro, revela que sua empresa utiliza o Gás Natural para mais de uma finalidade. “Nós utilizamos o gás natural como fonte de calor, principalmente no processo de mosturação, e no processo de pasteurização. Aqui na fábrica, ainda utilizamos no laboratório, na planta piloto, onde ocorrem vários testes, e em nossa destilaria”, explica.

Questionado se tem alguma dúvida sobre a utilização do produto, Túlio Silva foi enfático. “Toda a estabilidade do processo de geração de vapor, a baixíssima, ou praticamente nula, manutenção dos equipamentos, nos motivou a efetuar a troca. O gás natural nos traz, além de segurança, nos proporciona uma estabilidade de processo que, à médio e longo prazo, vai proporcionar uma economia financeira”, contou.

Benefícios

Os benefícios do uso do gás natural na indústria são:

  • Automotiva: a otimização dos recursos energéticos é uma das características que o gás natural proporciona, como nas estufas de secagem de pinturas e moldes, maçaricos de acabamento, fornos de tratamento térmico, caldeiras, entre outras.
  • Siderurgia: quando injetado nos fornos elétricos a arco, o gás natural gera uma redução no consumo de energia elétrica e aumenta a taxa de entrada de energia no forno diminuindo o tempo necessário à fusão da carga. Isso significa aumento da produtividade e a redução do tempo para a produção do aço.
  • Climatização: um motor a gás natural funcionando em baixa rotação pode transmitir movimento aos compressores, fazendo o fluido refrigerante rodar pelo sistema. As vantagens são muitas, mas o maior destaque é a segurança, o custo operacional e a o sistema de operações.
  • Metalurgia: maior eficiência em processos de tratamento térmico, eliminação de manutenções contínuas e estocagem de combustíveis, o gás natural é mais que uma opção: é a melhor escolha para empresas que buscam a competitividade e a redução de custos.
  • Textil: o gás natural impacta diretamente na melhoria da produtividade da indústria têxtil porque pode entrar em operação rapidamente, dispensa a necessidade de estocagem e chega até a empresa por meio de canalização segura e eficiente. Minimiza poluição e colabora com o impacto ambiental
  • Gás Natural Veicular: é o combustível alternativo que oferece mais economia, segurança e sustentabilidade para empresas, seja uma frota de veículos leves ou pesados. O GNV produz menos emissão de poluentes atmosféricos e por isso apresenta uma sustentabilidade acima de outros produtos similares.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

HIV

Dezembro Vermelho: Gasmig está engajada na luta contra o HIV

A Gasmig está comprometida na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). A campanha do “Dezembro Vermelho” chama a atenção para a prevenção, a...
6 dezembro 2024

Gasmig elabora pesquisa para aprimorar práticas ESG

A Gasmig está realizando uma pesquisa com colaboradores, supridores, fornecedores e clientes, para a atualização da sua Matriz de Materialidade junto ao processo de desenvolvimento do ESG – Environmental, Social...
5 dezembro 2024
workshop

Diretoria Técnico Comercial da Gasmig realiza workshop

Com o objetivo de alinhar as diretrizes internas aperfeiçoar os processos frente aos desafios lançados pela administração, a Diretoria Técnico-Comercial da Gasmig está realizando o 1° Workshop DTC – Conectando...
4 dezembro 2024

Gasmig recebe prêmio Minas Desempenho Empresarial

No último dia 28/11, a Gasmig recebeu o XXVI Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – 2024 – XVIII Ranking de Empresas de Minas Gerais. A...
2 dezembro 2024
expansão

Bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, vai receber obras de expansão de gasoduto

O bairro Sagrada Família está recebendo obras de expansão do Sistema de Distribuição de Gás Natural da Gasmig. Ao todo, serão construídos, aproximadamente, 15,4km de rede em várias ruas. O...
28 novembro 2024
queda

GNV apresenta queda em preços, enquanto gasolina e etanol apresentam alta

A Gasmig anunciou, no dia 1º de novembro, uma queda nos valores de GNV em todo o estado de Minas Gerais. Houve, ainda, a publicação da Resolução SEDE n° 53,...
13 novembro 2024
Pular para o conteúdo