Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gasmig divulga relatório sobre ações ESG em 2023

Compartilhe:

ações ESG

A Gasmig divulgou o seu relatório sobre ações ESG em 2023. A publicação detalha os pilares e as Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contempladas.

A princípio, ESG é uma sigla que diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

Antes de mais nada, é uma forma de mostrar responsabilidade e comprometimento com o mercado que atuam, seus consumidores, fornecedores, colaboradores e seus investidores.

De acordo com a companhia, 2023 foi marcado por uma série de iniciativas significativas em prol da sustentabilidade e responsabilidade social, abordando os pilares ambiental, social e de governança (ESG).

Em suma, foram trabalhadas 15 ações de curto prazo que ancoram diferentes tópicos dentro dos 3 pilares da sigla.

Sustentabilidade

Pensando na sustentabilidade global, a Gasmig acredita que qualquer atividade econômica pode e deve gerar valor para a sociedade.

Do mesmo modo, o meio ambiente e reconhece seu papel em apoiar a transição para um mundo mais sustentável.

Por isso, a Gasmig, focada na tendência mundial de criação de uma cultura institucional de sustentabilidade, institui a Estratégia ESG 2022-2030.

A Companhia considera que a implementação de um Plano Estratégico de ESG é uma jornada contínua de desenvolvimento ambiental, social e institucional, por essência colaborativa e plural.

Dessa forma, ela deve ser percorrida em conjunto com nossos colaboradores, clientes, investidores, parceiros e com o mercado.

Gasmig e ODS

Em 2012, a Organização das Nações Unidas – ONU instituiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para enfrentar os maiores desafios ambientais, políticos e econômicos do nosso tempo.

Dessa forma, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definem as prioridades e aspirações de desenvolvimento sustentável global para 2030 e buscam mobilizar os esforços globais ao redor de uma série comum de objetivos e metas.

Sendo assim, a Gasmig, após mapeamento da cadeia de valor para identificar áreas de impacto, escolheu ODS que fazem sentido para o negócio e listou propostas de ações possíveis de serem executadas até 2030.

Princípios ESG

A sigla ESG – Environment, Social and Governance, é traduzida como Consciência Ambiental, Responsabilidade Social e Governança Corporativa.

Consciência Ambiental: representa o comprometimento da corporação para com os impactos ambientais que sua atividade gera.

Responsabilidade Social: representa o impacto positivo gerado pela empresa em benefício da sociedade e do contexto no qual está inserida.

Governança Corporativa: representa uma forma criada pelos investidores nos Estados Unidos para evitar abusos e ineficácia na gestão das empresas. A governança corporativa é permeada por várias questões, sendo que quatro têm maior relevância: equidade, prestação de contas, transparência e responsabilidade corporativa.

Compromissos Gasmig ESG

Consciência Ambiental

Adotar as melhores práticas ambientais em nossas operações, principalmente na distribuição de energia limpa, gestão de resíduos e redução de emissões de gases de efeito estufa.

Incentivar nossa cadeia de fornecedores e clientes a aprimorar as suas gestões ambientais.

Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

Responsabilidade social

Valorizar as pessoas e a sociedade, garantindo excelência no atendimento ao cliente, desenvolvendo pessoas, promovendo a diversidade e ampliando parcerias e ações de voluntariado.

Investir no bem-estar de nossos colaboradores, buscando ser uma empresa da qual todos se orgulhem de pertencer.

Governança com integridade e ética

Aprimorar, continuamente, nossa governança corporativa em alinhamento com as melhores práticas de mercado.

Fortalecer nossa estrutura de Compliance, promovendo o respeito à nossa Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional.

Elaborar e disseminar políticas e práticas de combate à corrupção e gestão de riscos.

Clique aqui para ler o relatório de ações ESG 2023

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Conexão Empresarial

Presidente da Gasmig marca presença no Conexão Empresarial Anual Araxá 2024

O Presidente da Gasmig, Gilberto Valle, representou a Companhia no evento Conexão Empresarial Anual Araxá 2024, no município de Araxá. A conferência, que acontece entre os dias 13 e 16...
14 junho 2024
solo

Gasmig traça diretrizes para mitigar degradação do solo

A alteração do uso do solo tem uma série de impactos significativos que afetam o meio ambiente, a economia e a sociedade. Com o objetivo de minimizar estas ações, a...
13 junho 2024
Minas Summit

Gasmig vai marcar presença no Minas Summit

A Gasmig está patrocinando o maior encontro de inovação corporativa de Minas Gerais. O Minas Summit, que acontece entre os dias 26 e 27 de junho no Minascentro, oferece oportunidades...
12 junho 2024
educação ambiental

Gasmig debate educação ambiental como ferramenta para a restauração e prevenção da degradação da terra

Durante a semana do Meio Ambiente da Gasmig, que aconteceu entre os dias 05, 06 e 07 deste mês, vários temas de grande relevância foram discutidos, inclusive a educação ambiental...
11 junho 2024
galo

Gasmig e Galo Futebol Americano lançam Projeto Jogador do Futuro

A tarde dos alunos da Escola Municipal Lídia Angélica da última sexta-feira (07/06) foi diferente. Aconteceu o lançamento do projeto jogador do futuro, do Galo Futebol Americano com patrocínio da...
7 junho 2024
GNV Atende

Programa GNV Atende realiza visita a postos de Minas Gerais

Colaboradores da Gerência de Comercialização de Gás Natural Veicular (GNV) da Gasmig estão visitando os postos que comercializam GNV em todo o estado, em função do programa GNV Atende. Em...
6 junho 2024
Pular para o conteúdo