Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gasmig divulga relatório sobre ações ESG em 2023

Compartilhe:

ações ESG

A Gasmig divulgou o seu relatório sobre ações ESG em 2023. A publicação detalha os pilares e as Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contempladas.

A princípio, ESG é uma sigla que diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

Antes de mais nada, é uma forma de mostrar responsabilidade e comprometimento com o mercado que atuam, seus consumidores, fornecedores, colaboradores e seus investidores.

De acordo com a companhia, 2023 foi marcado por uma série de iniciativas significativas em prol da sustentabilidade e responsabilidade social, abordando os pilares ambiental, social e de governança (ESG).

Em suma, foram trabalhadas 15 ações de curto prazo que ancoram diferentes tópicos dentro dos 3 pilares da sigla.

Sustentabilidade

Pensando na sustentabilidade global, a Gasmig acredita que qualquer atividade econômica pode e deve gerar valor para a sociedade.

Do mesmo modo, o meio ambiente e reconhece seu papel em apoiar a transição para um mundo mais sustentável.

Por isso, a Gasmig, focada na tendência mundial de criação de uma cultura institucional de sustentabilidade, institui a Estratégia ESG 2022-2030.

A Companhia considera que a implementação de um Plano Estratégico de ESG é uma jornada contínua de desenvolvimento ambiental, social e institucional, por essência colaborativa e plural.

Dessa forma, ela deve ser percorrida em conjunto com nossos colaboradores, clientes, investidores, parceiros e com o mercado.

Gasmig e ODS

Em 2012, a Organização das Nações Unidas – ONU instituiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para enfrentar os maiores desafios ambientais, políticos e econômicos do nosso tempo.

Dessa forma, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definem as prioridades e aspirações de desenvolvimento sustentável global para 2030 e buscam mobilizar os esforços globais ao redor de uma série comum de objetivos e metas.

Sendo assim, a Gasmig, após mapeamento da cadeia de valor para identificar áreas de impacto, escolheu ODS que fazem sentido para o negócio e listou propostas de ações possíveis de serem executadas até 2030.

Princípios ESG

A sigla ESG – Environment, Social and Governance, é traduzida como Consciência Ambiental, Responsabilidade Social e Governança Corporativa.

Consciência Ambiental: representa o comprometimento da corporação para com os impactos ambientais que sua atividade gera.

Responsabilidade Social: representa o impacto positivo gerado pela empresa em benefício da sociedade e do contexto no qual está inserida.

Governança Corporativa: representa uma forma criada pelos investidores nos Estados Unidos para evitar abusos e ineficácia na gestão das empresas. A governança corporativa é permeada por várias questões, sendo que quatro têm maior relevância: equidade, prestação de contas, transparência e responsabilidade corporativa.

Compromissos Gasmig ESG

Consciência Ambiental

Adotar as melhores práticas ambientais em nossas operações, principalmente na distribuição de energia limpa, gestão de resíduos e redução de emissões de gases de efeito estufa.

Incentivar nossa cadeia de fornecedores e clientes a aprimorar as suas gestões ambientais.

Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

Responsabilidade social

Valorizar as pessoas e a sociedade, garantindo excelência no atendimento ao cliente, desenvolvendo pessoas, promovendo a diversidade e ampliando parcerias e ações de voluntariado.

Investir no bem-estar de nossos colaboradores, buscando ser uma empresa da qual todos se orgulhem de pertencer.

Governança com integridade e ética

Aprimorar, continuamente, nossa governança corporativa em alinhamento com as melhores práticas de mercado.

Fortalecer nossa estrutura de Compliance, promovendo o respeito à nossa Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional.

Elaborar e disseminar políticas e práticas de combate à corrupção e gestão de riscos.

Clique aqui para ler o relatório de ações ESG 2023

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Gasmig possui cinco contrato com supridoras de moléculas de gás

A Gasmig tem cinco contratos com supridoras de moléculas de gás. Os contratos foram formalizados e publicados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atualmente, a Companhia...
27 fevereiro 2024
Festival do Japão em Minas

Festival do Japão em Minas chega com gás total

O Festival do Japão em Minas, que acontece nos dias 01, 02 e 03/03 no Expominas, tem como objetivo divulgar e fomentar a cultura japonesa entre os mineiros e nipo-brasileiros...
27 fevereiro 2024
Escritório de Projetos

Lançada a segunda etapa de estruturação do Escritório de Projetos

Foi lançado, na última sexta-feira (23/02), a segunda etapa da estruturação do Escritório de Projetos (EP), que é uma estrutura de apoio para a gestão dos projetos corporativos. O principal...
26 fevereiro 2024
gás natural

Rede de gás natural no bairro Eldorado está sendo ampliada

As obras de ampliação da rede de gasodutos da Gasmig no bairro Eldorado (Contagem) foram iniciadas. Em breve, várias residências e comércios poderão aproveitar essa fonte de energia mais prática,...
20 fevereiro 2024
parada programada

CD-Mant realiza parada programada no ponto de entrega de Chapéu D’uvas

Efetuar a substituição de uma das válvulas da Estação de Gás que apresentava falhas. Este foi o motivo de uma parada programada no fornecimento de gás do ponto de entrega...
19 fevereiro 2024
tarifas mais baratas do mercado industrial

Segundo a Firjan, Gasmig pratica uma das tarifas mais baratas do mercado industrial

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a Gasmig pratica uma das tarifas mais baratas do mercado industrial. O cálculo foi feito pela...
15 fevereiro 2024
Pular para o conteúdo