A Gasmig lança hoje (01/12) o projeto Posto GNV Sustentável, que tem apoio em pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social.
Esta é uma parceria entre a Gasmig, o Energia Livre Cemig e a Cemig Sim e tem como objetivo transformar o setor de Revenda de Gás Natural Veicular em Minas Gerais.
Os postos que participarem do projeto Posto GNV Sustentável vão utilizar energia 100% renovável com o Certificado de Energia Renovável.
Ao mesmo tempo, contribuir para a redução do custo de operação dos clientes da Gasmig, no segmento automotivo (Postos GNV).
Além disso, visa alcançar as metas do Plano Estadual de Ação Climática – PLAC-MG, bem como na redução do preço do GNV para os clientes finais.
Só para exemplificar, estes usuários são, em sua maioria, são motoristas de aplicativos, taxistas e trabalhadores autônomos.
Dessa forma, com a economia obtida com o GNV, os consumidores terão um reforço em seu orçamento doméstico, gerando um grande impacto social.
Energia renovável
Em síntese, são fontes naturais de energia que se regeneram, substituindo o uso de combustíveis fósseis.
Ou seja, são opções com impacto ambiental reduzido, pois não geram resíduos, como o dióxido de carbono.
Só para ilustrar, energia solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica e biomassa são exemplos de energia renovável.
Vantagens
- Abundantes: fontes renováveis como solar, eólica e hidrelétrica são amplamente disponíveis.
- Energia limpa: produzem menos ou nenhum gás de efeito estufa, causando menor impacto ambiental em comparação com fontes convencionais.
- Energia mais barata e com menor impacto: podem oferecer eletricidade a um custo competitivo, reduzindo os impactos negativos no meio ambiente.
Preocupação com sustentabilidade
A Gasmig abriu, em novembro, a primeira chamada pública para aquisição de biometano, com previsão para data de conclusão em 31 de julho de 2024.
Antes de mais nada, este tipo de gás é um produto derivado da purificação do biogás que, por sua vez, é o gás retirado do processo de decomposição anaeróbica (na ausência de oxigênio) de resíduos orgânicos.
O biogás tem em sua composição principalmente a presença do metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), variando entre 50 a 70% do total, e, em menores quantidades, aparecem o gás sulfídrico (H2S), a umidade (H2O) e outros gases, como o nitrogênio (N2).
Por certo, o biometano é uma das soluções mais promissoras na substituição de um combustível fóssil e altamente poluente, para uma alternativa de combustível renovável, com menos emissão de GEE e mais autonomia dos países produtores.