Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gasmig lança projeto Posto GNV Sustentável

Compartilhe:

projeto Posto GNV Sustentável

projeto Posto GNV SustentávelA Gasmig lança hoje (01/12) o projeto Posto GNV Sustentável, que tem apoio em pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social.

Esta é uma parceria entre a Gasmig, o Energia Livre Cemig e a Cemig Sim e tem como objetivo transformar o setor de Revenda de Gás Natural Veicular em Minas Gerais.

Os postos que participarem do projeto Posto GNV Sustentável vão utilizar energia 100% renovável com o Certificado de Energia Renovável.

Ao mesmo tempo, contribuir para a redução do custo de operação dos clientes da Gasmig, no segmento automotivo (Postos GNV).

Além disso, visa alcançar as metas do Plano Estadual de Ação Climática – PLAC-MG, bem como na redução do preço do GNV para os clientes finais.

Só para exemplificar, estes usuários são, em sua maioria, são motoristas de aplicativos, taxistas e trabalhadores autônomos.

Dessa forma, com a economia obtida com o GNV, os consumidores terão um reforço em seu orçamento doméstico, gerando um grande impacto social.

Energia renovável

Em síntese, são fontes naturais de energia que se regeneram, substituindo o uso de combustíveis fósseis.

Ou seja, são opções com impacto ambiental reduzido, pois não geram resíduos, como o dióxido de carbono.

Só para ilustrar, energia solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica e biomassa são exemplos de energia renovável.

Vantagens

  • Abundantes: fontes renováveis como solar, eólica e hidrelétrica são amplamente disponíveis.
  • Energia limpa: produzem menos ou nenhum gás de efeito estufa, causando menor impacto ambiental em comparação com fontes convencionais.
  • Energia mais barata e com menor impacto: podem oferecer eletricidade a um custo competitivo, reduzindo os impactos negativos no meio ambiente.

Preocupação com sustentabilidade

A Gasmig abriu, em novembro, a primeira chamada pública para aquisição de biometano, com previsão para data de conclusão em 31 de julho de 2024.

projeto Posto GNV Sustentável
Crédito: Minaspetro

Antes de mais nada, este tipo de gás é um produto derivado da purificação do biogás que, por sua vez, é o gás retirado do processo de decomposição anaeróbica (na ausência de oxigênio) de resíduos orgânicos.

O biogás tem em sua composição principalmente a presença do metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), variando entre 50 a 70% do total, e, em menores quantidades, aparecem o gás sulfídrico (H2S), a umidade (H2O) e outros gases, como o nitrogênio (N2).

Por certo, o biometano é uma das soluções mais promissoras na substituição de um combustível fóssil e altamente poluente, para uma alternativa de combustível renovável, com menos emissão de GEE e mais autonomia dos países produtores.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Centro-Oeste

Respeito à natureza é prioridade durante construção do Gasoduto Centro-Oeste

Respeito. Esta é a palavra-chave da Gasmig quando se trata de cuidar da fauna e onde está construindo seus gasodutos. Prova disso é a postura da Companhia com relação aos...
10 julho 2024
desenvolvimento

Gasmig completa 38 anos tendo desenvolvimento como força de atuação

Prestes a completar 38 anos de sua fundação (15/07), a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) tem apresentado constante desenvolvimento nos últimos anos e conquistado marcas importantes.  Até 2033,...
9 julho 2024
Gás Natural

Gás Natural é importante fator de desenvolvimento para Minas e para o Brasil

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que apenas 14% das empresas do setor no Brasil utilizam gás natural no processo produtivo. Os dois principais motivos citados para...
3 julho 2024
COP BH

Gasmig tem acordo de cooperação com COP-BH, que completa 10 anos

O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) comemorou 10 anos de atuação na capital mineira. A Gasmig possui um Acordo de Cooperação Técnica com o Município de Belo...
2 julho 2024
clientes ligados

Gasmig atinge marca de 100 mil clientes ligados

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) atingiu o marco de 100 mil clientes ligados. O Contrato de concessão previa que a Companhia chegasse a esta marca em dezembro...
27 junho 2024
Minas Summit

Gasmig participa do painel “Minas e suas matrizes econômicas”, no Minas Summit

O Diretor Técnico Comercial da Gasmig, Rodrigo Pazini, participou do painel “Minas e suas matrizes econômicas”, durante o Minas Summit, nesta quarta-feira (26/06). Ao falar sobre inovação, o Diretor Técnico...
26 junho 2024
Pular para o conteúdo