Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gasmig lança projeto Posto GNV Sustentável

Compartilhe:

projeto Posto GNV Sustentável

projeto Posto GNV SustentávelA Gasmig lança hoje (01/12) o projeto Posto GNV Sustentável, que tem apoio em pilares da sustentabilidade: econômico, ambiental e social.

Esta é uma parceria entre a Gasmig, o Energia Livre Cemig e a Cemig Sim e tem como objetivo transformar o setor de Revenda de Gás Natural Veicular em Minas Gerais.

Os postos que participarem do projeto Posto GNV Sustentável vão utilizar energia 100% renovável com o Certificado de Energia Renovável.

Ao mesmo tempo, contribuir para a redução do custo de operação dos clientes da Gasmig, no segmento automotivo (Postos GNV).

Além disso, visa alcançar as metas do Plano Estadual de Ação Climática – PLAC-MG, bem como na redução do preço do GNV para os clientes finais.

Só para exemplificar, estes usuários são, em sua maioria, são motoristas de aplicativos, taxistas e trabalhadores autônomos.

Dessa forma, com a economia obtida com o GNV, os consumidores terão um reforço em seu orçamento doméstico, gerando um grande impacto social.

Energia renovável

Em síntese, são fontes naturais de energia que se regeneram, substituindo o uso de combustíveis fósseis.

Ou seja, são opções com impacto ambiental reduzido, pois não geram resíduos, como o dióxido de carbono.

Só para ilustrar, energia solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica e biomassa são exemplos de energia renovável.

Vantagens

  • Abundantes: fontes renováveis como solar, eólica e hidrelétrica são amplamente disponíveis.
  • Energia limpa: produzem menos ou nenhum gás de efeito estufa, causando menor impacto ambiental em comparação com fontes convencionais.
  • Energia mais barata e com menor impacto: podem oferecer eletricidade a um custo competitivo, reduzindo os impactos negativos no meio ambiente.

Preocupação com sustentabilidade

A Gasmig abriu, em novembro, a primeira chamada pública para aquisição de biometano, com previsão para data de conclusão em 31 de julho de 2024.

projeto Posto GNV Sustentável
Crédito: Minaspetro

Antes de mais nada, este tipo de gás é um produto derivado da purificação do biogás que, por sua vez, é o gás retirado do processo de decomposição anaeróbica (na ausência de oxigênio) de resíduos orgânicos.

O biogás tem em sua composição principalmente a presença do metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), variando entre 50 a 70% do total, e, em menores quantidades, aparecem o gás sulfídrico (H2S), a umidade (H2O) e outros gases, como o nitrogênio (N2).

Por certo, o biometano é uma das soluções mais promissoras na substituição de um combustível fóssil e altamente poluente, para uma alternativa de combustível renovável, com menos emissão de GEE e mais autonomia dos países produtores.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Gasmig possui cinco contrato com supridoras de moléculas de gás

A Gasmig tem cinco contratos com supridoras de moléculas de gás. Os contratos foram formalizados e publicados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atualmente, a Companhia...
27 fevereiro 2024
Festival do Japão em Minas

Festival do Japão em Minas chega com gás total

O Festival do Japão em Minas, que acontece nos dias 01, 02 e 03/03 no Expominas, tem como objetivo divulgar e fomentar a cultura japonesa entre os mineiros e nipo-brasileiros...
27 fevereiro 2024
Escritório de Projetos

Lançada a segunda etapa de estruturação do Escritório de Projetos

Foi lançado, na última sexta-feira (23/02), a segunda etapa da estruturação do Escritório de Projetos (EP), que é uma estrutura de apoio para a gestão dos projetos corporativos. O principal...
26 fevereiro 2024
gás natural

Rede de gás natural no bairro Eldorado está sendo ampliada

As obras de ampliação da rede de gasodutos da Gasmig no bairro Eldorado (Contagem) foram iniciadas. Em breve, várias residências e comércios poderão aproveitar essa fonte de energia mais prática,...
20 fevereiro 2024
parada programada

CD-Mant realiza parada programada no ponto de entrega de Chapéu D’uvas

Efetuar a substituição de uma das válvulas da Estação de Gás que apresentava falhas. Este foi o motivo de uma parada programada no fornecimento de gás do ponto de entrega...
19 fevereiro 2024
tarifas mais baratas do mercado industrial

Segundo a Firjan, Gasmig pratica uma das tarifas mais baratas do mercado industrial

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a Gasmig pratica uma das tarifas mais baratas do mercado industrial. O cálculo foi feito pela...
15 fevereiro 2024
Pular para o conteúdo