Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gasmig traça diretrizes para mitigar degradação do solo

Compartilhe:

solo

A alteração do uso do solo tem uma série de impactos significativos que afetam o meio ambiente, a economia e a sociedade. Com o objetivo de minimizar estas ações, a Gasmig define diretrizes para atenuar a degradação do solo nas áreas onde implanta seus dutos de distribuição de gás natural.

A Companhia possui planos e programas a serem executados durante a instalação de seus gasodutos, como, o Plano de Recomposição da Faixa de Servidão, Programa de Gestão de Resíduos Sólidos e Líquidos e o Programa de Controle de Processos Erosivos.

Dessa forma, a Gasmig busca em seus projetos causar o menor impacto ao solo, e durante as instalações mitigar os impactos, e durante a operação do Sistema de Distrbuição, manter o solo nas melhores condições possíveis.

Principais impactos

Entre os principais impactos significativos que afetam o meio ambiente, durante a implantação do sistema de distribuição de gás natural, estão o desmatamento e perda de biodiversidade, degradação do solo, alteração do ciclo hidrológico e qualidade dos cursos d’águas.

Além disso, além do meio ambiente, todas as alterações provocam impactos sociais, principalmente em comunidades locais, como deslocamentos, mudanças nos modos de vida tradicionais, por exemplo.

Diretrizes

A tomada de decisão quanto à localização de implantação do gasoduto é uma tarefa complexa e de grande responsabilidade, que deve considerar aspectos ambientais, fundiários, econômicos, construtivos e operacionais.

Dessa maneira, a análise em conjunto de todos esses aspectos contribui para a definição do melhor traçado ajudando a minimizar os impactos ambientais negativos, atender o potencial mercado consumidor, garantir a eficiência operacional e a sustentabilidade a longo prazo do sistema de sistema de distribuição de gás.

Premissas

Entre as premissas adotadas, seguem aquelas que buscam minimizar a degradação do solo, como reduzir as extensões da faixa com supressão vegetal, priorizar caminhamentos da faixa que possuam acesso próximo e reduzir e minimizar o impacto da construção da dutovia em corpos hídricos.

Além disso, a Companhia considera a linearidade da faixa como premissa geométrica da diretriz, evita projetar a faixa em terrenos com inclinação superior a 45°, e prioriza terrenos com declividade transversal reduzida com o intuito de reduzir a terraplenagem durante o processo de abertura de pista e possíveis contenções desnecessárias.

Nesse sentido, a Gasmig prioriza traçados com menor extensão, e leva em consideração a operação da faixa, priorizando áreas que possuam acesso para a manutenção e gerenciamento da faixa, bem como considerar o mínimo de traçado em áreas de sensibilidade geotécnica que possam representar dificuldades gerenciais durante a operação do duto.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

Centro-Oeste

Respeito à natureza é prioridade durante construção do Gasoduto Centro-Oeste

Respeito. Esta é a palavra-chave da Gasmig quando se trata de cuidar da fauna e onde está construindo seus gasodutos. Prova disso é a postura da Companhia com relação aos...
10 julho 2024
desenvolvimento

Gasmig completa 38 anos tendo desenvolvimento como força de atuação

Prestes a completar 38 anos de sua fundação (15/07), a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) tem apresentado constante desenvolvimento nos últimos anos e conquistado marcas importantes.  Até 2033,...
9 julho 2024
Gás Natural

Gás Natural é importante fator de desenvolvimento para Minas e para o Brasil

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que apenas 14% das empresas do setor no Brasil utilizam gás natural no processo produtivo. Os dois principais motivos citados para...
3 julho 2024
COP BH

Gasmig tem acordo de cooperação com COP-BH, que completa 10 anos

O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) comemorou 10 anos de atuação na capital mineira. A Gasmig possui um Acordo de Cooperação Técnica com o Município de Belo...
2 julho 2024
clientes ligados

Gasmig atinge marca de 100 mil clientes ligados

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) atingiu o marco de 100 mil clientes ligados. O Contrato de concessão previa que a Companhia chegasse a esta marca em dezembro...
27 junho 2024
Minas Summit

Gasmig participa do painel “Minas e suas matrizes econômicas”, no Minas Summit

O Diretor Técnico Comercial da Gasmig, Rodrigo Pazini, participou do painel “Minas e suas matrizes econômicas”, durante o Minas Summit, nesta quarta-feira (26/06). Ao falar sobre inovação, o Diretor Técnico...
26 junho 2024
Pular para o conteúdo