Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gasmig traça diretrizes para mitigar degradação do solo

Compartilhe:

solo

A alteração do uso do solo tem uma série de impactos significativos que afetam o meio ambiente, a economia e a sociedade. Com o objetivo de minimizar estas ações, a Gasmig define diretrizes para atenuar a degradação do solo nas áreas onde implanta seus dutos de distribuição de gás natural.

A Companhia possui planos e programas a serem executados durante a instalação de seus gasodutos, como, o Plano de Recomposição da Faixa de Servidão, Programa de Gestão de Resíduos Sólidos e Líquidos e o Programa de Controle de Processos Erosivos.

Dessa forma, a Gasmig busca em seus projetos causar o menor impacto ao solo, e durante as instalações mitigar os impactos, e durante a operação do Sistema de Distrbuição, manter o solo nas melhores condições possíveis.

Principais impactos

Entre os principais impactos significativos que afetam o meio ambiente, durante a implantação do sistema de distribuição de gás natural, estão o desmatamento e perda de biodiversidade, degradação do solo, alteração do ciclo hidrológico e qualidade dos cursos d’águas.

Além disso, além do meio ambiente, todas as alterações provocam impactos sociais, principalmente em comunidades locais, como deslocamentos, mudanças nos modos de vida tradicionais, por exemplo.

Diretrizes

A tomada de decisão quanto à localização de implantação do gasoduto é uma tarefa complexa e de grande responsabilidade, que deve considerar aspectos ambientais, fundiários, econômicos, construtivos e operacionais.

Dessa maneira, a análise em conjunto de todos esses aspectos contribui para a definição do melhor traçado ajudando a minimizar os impactos ambientais negativos, atender o potencial mercado consumidor, garantir a eficiência operacional e a sustentabilidade a longo prazo do sistema de sistema de distribuição de gás.

Premissas

Entre as premissas adotadas, seguem aquelas que buscam minimizar a degradação do solo, como reduzir as extensões da faixa com supressão vegetal, priorizar caminhamentos da faixa que possuam acesso próximo e reduzir e minimizar o impacto da construção da dutovia em corpos hídricos.

Além disso, a Companhia considera a linearidade da faixa como premissa geométrica da diretriz, evita projetar a faixa em terrenos com inclinação superior a 45°, e prioriza terrenos com declividade transversal reduzida com o intuito de reduzir a terraplenagem durante o processo de abertura de pista e possíveis contenções desnecessárias.

Nesse sentido, a Gasmig prioriza traçados com menor extensão, e leva em consideração a operação da faixa, priorizando áreas que possuam acesso para a manutenção e gerenciamento da faixa, bem como considerar o mínimo de traçado em áreas de sensibilidade geotécnica que possam representar dificuldades gerenciais durante a operação do duto.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas

incêndio

Colaboradores da Gasmig participam de treinamento contra incêndio

Os colaboradores da Gasmig e do Grupo Cemig participaram de uma simulação contra incêndio no edifício Júlio Soares. Os 21 andares do prédio foram evacuados. De acordo com Lívia Ornelas...
23 outubro 2024

Empresa de logística amplia investimento em frotas movida a GNV

Com o objetivo de descarbonizar a frota através da utilização de combustíveis alternativos, o Grupo SADA, conglomerado de logística e transporte de veículos, anunciou investimento na conversão de parte da...
23 outubro 2024
Deguste

Gasmig patrocina “Deguste JF Sabor 2024”

A Gasmig está patrocinando o retorno do Deguste JF Sabor, que será realizado no estacionamento do Ginásio Municipal de Juiz de Fora, entre os dias 25 a 27 de outubro....
22 outubro 2024
SIPAT

Gasmig inicia Semana Interna de Prevenção de Acidentes SIPAT 2024

Nesta segunda-feira aconteceu a abertura Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT 2024 da Gasmig, com a presença do presidente, Carlos Colón. Neste ano, o evento vai acontecer em...
21 outubro 2024
Festival Fartura

Gasmig apresenta Festival Fartura Belo Horizonte

Nos dias 19 e 20 de outubro, a Gasmig apresenta o Festival Fartura Belo Horizonte especial de 10 anos, no Mirante Belvedere. Antecipando o Ano do Brasil na França (2025),...
16 outubro 2024
abastecimento Corredores

Desenvolvimento da frota de veículos pesados passam por políticas como o Corredores de GNV da Gasmig

De acordo com entrevista concedida por Gustavo Bonini, diretor da Scania, durante o 11º Fórum do Biogás, “a descarbonização do transporte no Brasil precisa de mais políticas públicas que incentivem a...
14 outubro 2024
Pular para o conteúdo